Peixe nativo da Amazônia é encontrado em lago na Irlanda

Peixe nativo da Amazônia é encontrado em lago na Irlanda

Um dia típico de pescaria acabou se resumindo a um evento estranho: Steve Clinch, de 68 anos, é empresário e vive na Irlanda. Certo de que encontraria um peixe de água doce no Lago Garadice, que fica a 140 quilômetros da capital, Dublin, esse experiente pescador não fazia ideia do que aconteceria.

Steve encontrou um peixe que nunca tinha visto antes. O animal já estava sem vida, nas margens do lago. E até aquele momento, ninguém poderia imaginar, mas se tratava de uma espécie nativa da Amazônia: o pacu.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Um peixe amazônico em um lago irlandês

O fato ocorreu no último final de semana e não passou nada despercebido. Intrigado, após retirar o animal das águas, Steve alertou o ocorrido às autoridades, que consideraram não se tratar de uma espécie local.

A partir disso, identificaram que se tratava do peixe pacu. Foi assim que o empresário e pescador descobriu que, de fato, a espécie teria uma origem bem distante. Mas ainda há algumas perguntas sem respostas, e com a grande repercussão que o acontecimento ganhou, muitos querem saber como isso foi acontecer.

O Inland Fisheries Ireland, que é uma organização encarregada de atuar na proteção e conservação das espécies de água doce e pesca na Irlanda, está conduzindo uma investigação. O animal está sendo mantido refrigerado em um laboratório para que uma análise mais detalhada seja conduzida.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)(Fonte: Getty Images/Reprodução)

O que está sendo considerado

Em entrevista à BBC, o instituto apontou sua suspeita de que o pacu teria sido liberto de um tanque particular de peixes, já que por ora, apenas um peixe desta espécie foi encontrado. Em nota enviada à reportagem do veículo, o Ibama ainda informou que não há registro da exportação de peixes nativos do Brasil para a Irlanda nos últimos 12 meses, sendo muito pouco provável que uma população seja encontrada por lá.

Não há, na Irlanda, a proibição de criação de peixes que não sejam nativos. Mas tal prática é regulamentada, cabendo às autoridades buscar meios de controlar e proteger espécies, sobretudo as exóticas ou ameaçadas, o que é importante para manter o meio aquático em equilíbrio. A introdução de um animal a um habitat diferente do qual ele pertence pode acarretar uma série de problemas.

Os animais podem competir por recursos, e mesmo serem favorecidos ou prejudicados pela nova dinâmica, o que eventualmente se desdobra na mudança da cadeia alimentar das espécies. Da mesma forma, doenças também podem ser transmitidas, oferecendo maior perigo aos peixes que não estão adaptados ou possuem resistência. E uma vez que afeta a pesca local, tais desdobramentos também se refletem em danos econômicos.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Humor envolvendo a viagem internacional do peixe

E o que vem a seguir não é surpresa para nós: o fato do pacu ser uma espécie brasileira, e ter sido encontrado num lago tão pequeno, de quatro quilômetros quadrados, foi encarado com certo humor.

A Irlanda é um dos principais destinos procurados pelos brasileiros que migram para a Europa, seja para fazer intercâmbio, estudar ou trabalhar. Assim, não demorou para aparecer vários comentários nas redes sociais em que apelidavam o peixe de intercambista, já que o pacu teria supostamente ido parar no país para aprender inglês.