5 fatos sobre o picanço-cabeçudo, o pássaro que 'empala' suas presas em arame farpado

5 fatos sobre o picanço-cabeçudo, o pássaro que 'empala' suas presas em arame farpado

Na natureza, a brutalidade não se limita aos grandes predadores. Em muitos casos, animais pequenos podem ser tão agressivos e ter comportamentos igualmente brutais. É o caso do picanço-cabeçudo (Lanius ludovicianus), uma pequena ave que vive na América do Norte e é conhecido por empalar suas presas.

1. Empalamento de presas

(Fonte: Billtacular/Flickr/Reprodução)(Fonte: Billtacular/Flickr/Reprodução)

Conhecido como “pássaro açougueiro”, o picanço-cabeçudo tem uma prática bastante peculiar, e até mesmo macabra, de armazenar seus alimentos.

Após caçar um animal, ele empala sua presa em espinhos, galhos e até mesmo arame farpado. Esse comportamento peculiar serve como uma forma de armazenar a sua comida para mais tarde.

2. Habilidade de caça

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

A estratégia de caça do picanço-cabeçudo é frequentemente comparada à de aves de rapina como águias, gaviões e falcões. Apesar de pequeno, com tamanho próximo ao de um canário, ele é capaz de derrubar presas mais pesadas que ele. Para isso, ele espera pacientemente em lugares altos, como galhos de árvores ou postes, mergulhando ao avistar uma presa.

Um estudo revelou que, para presas maiores, primeiro eles agarram o animal pelo pescoço com seu bico pontiagudo e beliscam a medula espinhal para induzir a paralisia. Depois ele sacode suas vítimas com uma força equivalente à de uma batida traseira lenta de carro, o que danifica a coluna vertebral da sua presa, permitindo que ele a carregue até o lugar em que será “armazenada”.

3. Armazenamento de alimentos

(Fonte: Hunter Desportes/Flickr/Reprodução)(Fonte: Hunter Desportes/Flickr/Reprodução)

Empalar presas pode parecer um comportamento muito brutal para um pássaro tão pequeno, mas fazer isso tem alguns motivos. O primeiro é que esta é uma maneira dos machos demonstrarem às fêmeas suas habilidades de caça. Além disso, esse comportamento pode ajudar a reduzir a toxicidade de algumas presas.

Alguns insetos, como o gafanhoto-do-leste, são altamente tóxicos e podem causar engasgos, regurgitação e até mesmo morte em alguns predadores. Mas quando um picanço-cabeçudo empala o inseto e retorna alguns dias depois, o pássaro pode consumi-lo com segurança.

4. Declínio populacional

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Os picanços-cabeçudo ainda são numerosos em algumas áreas da América do Norte, mas suas populações diminuíram drasticamente no último meio século. A perda de habitat, o uso de pesticidas e outros fatores contribuem para esse declínio, levando à classificação da espécie como ameaçada ou em perigo em muitas regiões.

5. Esforços de conservação

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Dentre as diversas iniciativas de conservação para proteger o picanço-cabeçudo, a mais importante é a conservação do seu habitat. Esse pássaro pode ser visto em áreas abertas com vegetação baixa e arbustos ou árvores espaçadas. Eles também frequentam campos agrícolas, pastagens, pomares, áreas ribeirinhas, arbustos de deserto, savanas, pradarias, campos de golfe e cemitérios.

Atualmente, programas de reprodução em cativeiro e estudos de reintrodução são as principais maneiras de aumentar as populações e garantir a sobrevivência dessa espécie.