5 formas caseiras (e criativas) de tirar manchas de água em madeira

5 formas caseiras (e criativas) de tirar manchas de água em madeira

Você finalmente organizou aquela reunião descontraída em casa, mas a alegria é rapidamente substituída pelo pânico — e pela vergonha — ao notar anéis de água manchando seus amados móveis de madeira. Não entre em desespero, estamos aqui para salvar seus móveis e sua sanidade! 

Antes de começar, determine o tipo de mancha:

O primeiro passo antes de começar a batalha contra as manchas é identificar o tipo de marca que está desafiando seus móveis. Manchas escuras são mais desafiadoras e, muitas vezes, permanentes, pois há grande chance da água ter entrado na madeira. Nesses casos, só um retoque resolverá o problema. No caso das manchas brancas, é sinal de que a água não penetrou na madeira, o que aumenta a esperança de resolvermos com uma solução caseira.

1. Ferro de passar roupa

Além das roupas, o ferro de passar pode salvar a aparência dos móveis. (Fonte: GettyImages/ Reprodução)Além das roupas, o ferro de passar pode salvar a aparência dos móveis. (Fonte: GettyImages/ Reprodução)

Para manchas em móveis novos ou antigos com tons claros, o método do ferro é eficaz. Aplique calor suave sobre a mancha usando um pano limpo e sem estampas. Evite a configuração de vapor ou excesso de água, pois a madeira não é amiga da água. Paciência é a chave aqui; não force demais e pare se não houver progresso.

2. Pasta de Dente

Não é apenas na escovação que o creme dental pode ser útil. (Fonte: GettyImages/ Reprodução) Não é apenas na escovação que o creme dental pode ser útil. (Fonte: GettyImages/ Reprodução) 

Surpreendentemente, a pasta de dente branca pode ser uma solução rápida e eficaz. O bicarbonato de sódio presente na pasta é levemente abrasivo e pode ajudar a remover a marca de água. Aplique com movimentos circulares, limpe e admire o resultado. Lembre-se de testar em uma área pequena antes de aplicar em toda a mancha.

3. Secador de Cabelo

O secador de cabelo é uma ótima ferramenta para tirar manchas. (Fonte: GettyImages/ Reprodução)O secador de cabelo é uma ótima ferramenta para tirar manchas. (Fonte: GettyImages/ Reprodução)

Se sua mancha é recente e clara, o secador de cabelo pode ser seu aliado improvável. Semelhante a ligar um ventilador em uma sala inundada, o calor suave do secador pode acelerar a evaporação da umidade presa no acabamento. Mas atenção, evite superaquecer a madeira, e se o acabamento ficar pegajoso, pare imediatamente.

4. Sal de cozinha

Não é apenas na comida que o sal pode fazer a diferença. (Fonte: GettyImages/ Reprodução)Não é apenas na comida que o sal pode fazer a diferença. (Fonte: GettyImages/ Reprodução)

Para manchas leves e recentes, o sal é uma opção valiosa. A condensação presa sob a superfície é desidratada pelo sal através da osmose, puxando a umidade para fora. Faça uma pasta grossa com sal e água, aplique na mancha, deixe agir e limpe. Após o desaparecimento da mancha, dê um toque final com um polimento para revitalizar a madeira.

5. Maionese

Não é só no hambúrguer que a maionese pode ser uma ótima escolha. (Fonte: GettyImages/ Reprodução)Não é só no hambúrguer que a maionese pode ser uma ótima escolha. (Fonte: GettyImages/ Reprodução)

Achou que a maionese só ia bem num belo sanduíche? Achou errado! A maionese — tal qual produtos como o azeite, o vinagre ou até mesmo a vaselina — pode ser uma ótima ferramenta para tirar aquela manchinha d’água que ficou no móvel. Para isso, passe a maionese num papel toalha e esfregue sobre a região manchada. Dependendo da proporção da mancha, talvez seja necessário aplicar a maionese na região e deixar agindo por algumas horas ou, se preferir, de um dia para o outro, removendo no final do período com um pano limpo. 

Essas soluções caseiras podem ser suas melhores armas contra as manchas de água em móveis de madeira. Experimente com cuidado e paciência, lembrando-se de que, às vezes, um toque de pátina pode adicionar charme à história de seus móveis.