7 animais que mudam de cor no frio congelante do inverno

7 animais que mudam de cor no frio congelante do inverno

O reino animal é recheado de fenômenos surpreendentes, e um espetáculo particularmente incrível acontece durante os meses frios para aqueles que reparam nos animais ao seu redor.

Conheça sete animais que se transformam, literalmente, diante de nossos olhos, se camuflando e adotando uma pelagem branca para enfrentar os desafios sazonais!

1. Doninhas

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

As doninhas, como a doninha-anã (Mustela nivalis), o furão (Mustela frenata) e o arminho (Mustela erminea), surpreendem ao trocar sua pelagem vermelho-alaranjada de verão por uma branca, proporcionando uma camuflagem perfeita contra a neve.

Esse processo começa pela barriga e se espalha até a ponta da cauda, oferecendo vantagem na caça e um disfarce eficaz contra predadores.

2. Raposas-do-ártico

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Nas terras árticas, as raposas-do-ártico (Vulpes lagopus) mudam sua pelagem cinza claro do verão para um manto espesso e branco no inverno.

Essa adaptação não apenas oferece ocultação, mas atua também como um isolamento térmico crucial durante os rigorosos meses de inverno.

3. Lêmingues de colarinho

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Os lêmingues do gênero Dicrostonyx, conhecidos como lêmingues de colarinho, ou lêmingues árticos, mudam de marrom para cinza e branco com a chegada do inverno. Apesar de passarem a maior parte do tempo sob a neve, eles desenvolvem garras de inverno para cavar e se alimentar dos caules dos salgueiros árticos.

Sua pelagem clara, além de ser uma camuflagem eficaz, foi historicamente usada por povos esquimós em roupas ornamentais. Esses roedores são exemplos notáveis de adaptação no Ártico.

4. Lebres

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Das dezenas espécies de lebre, apenas poucas mudam de cor no inverno, como a lebre-americana (Lepus americanus), a lebre-ártica (Lepus arcticus) e a lebre-da-montanha (Lepus timidus).

Esses animais, cujos pelos escuros contrastam com o ambiente durante a primavera e o verão, ajustam sua pelagem para tons brancos, camuflando-se perfeitamente na paisagem nevada.

5. Lagópodes nórdicas

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Lagópodes nórdicas, como lagópode-branco (Lagopus muta), lagópode-de-cauda-branca (Lagopus leucurus) e lagópode-escocês (Lagopus lagopus), modificam sua plumagem marrom escura para a branca no inverno.

Essa transformação é crucial para camuflar essas aves em seu habitat nevado, permitindo que se movam sem serem detectadas. Os machos, porém, também mantêm suas plumagens brancas durante a temporada de acasalamento para cortejar as fêmeas.

6. Hamsters anões russos

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Em algumas regiões da Rússia, Cazaquistão e norte da China, os hamsters anões russos (Phodopus sungorus), conhecidos como hamsters “winter white”, experimentam uma mudança notável.

Seus pelos finos e escuros transformam-se em uma pelagem branca e espessa durante os meses frios, uma adaptação que reflete a mudança de clima e luz ambiente.

7. Caribus de Peary

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Os caribus Peary (Rangifer tarandus pearyi), ou renas, encontrados exclusivamente no arquipélago ártico canadense, apresentam uma pelagem predominantemente branca durante o inverno.

Essa adaptação, além da camuflagem, é vital para a sobrevivência, já que seus pelos ocos aprisionam o calor e protegem contra as intempéries.