Piscando, Jeremiah Denton conseguiu denunciar a tortura na guerra

Piscando, Jeremiah Denton conseguiu denunciar a tortura na guerra

Jeremiah Andrew Denton Jr. não foi apenas senador do Alabama, nos Estados Unidos — ele também teve um papel crucial na Guerra do Vietnã por conseguir enviar uma mensagem em código morse para o mundo apenas piscando, quando era prisioneiro do exército do Vietnã do Norte. Foi devido à sua esperteza e, principalmente, coragem, que muitos prisioneiros de guerra foram libertos da prisão.

A queda

Jeremiah Denton. (Fonte Naval HIstory/Reprodução)Jeremiah Denton. (Fonte Naval HIstory/Reprodução)

O filho mais velho entre os três que o casal Jeremiah e Irene Denton teve, Denton nasceu em 15 de julho de 1924, em Mobile, no Alabama, onde construiu toda sua vida até que se formasse em bacharel em Ciências pela Academia Naval dos Estados Unidos – na mesma classe que o futuro presidente do país, Jimmy Carter.

Ao longo de sua carreira naval de 34 anos, Denton serviu como piloto de testes, instrutor de voo e foi até comandante de um esquadrão de ataque. Em 1957, ele foi o arquiteto do Conceito Haystack, uma série de estratégias navais e táticas que exigiam ocultação dos porta-aviões do radar para evitar formações sugestivas de uma frota, e também para guerra nuclear. Foi com o sucesso da estratégia que ele passou a servir na Sexta Frota dos EUA no posto de comandante.

Até um pouco antes do fatídico 18 de julho de 1965, Denton só conheceu todas as formas de prestígio e honras, mas isso foi interrompido quando ele e seu bombardeiro, Bill Tschudy, a bordo do jato A-6 Intruder, foram atingidos pelo fogo antiaéreo do Exército Norte-Vietnamita (NVA) enquanto liderava uma missão de bombardeio de 28 aeronaves sobre o Vietnã do Norte, no ápice do conflito.

O incidente forçou-os a ejetar da aeronave, aterrissando perto da cidade de Thanh Hoa, onde foram rapidamente cercados pelos vietnamitas e não tiveram escolha senão se render.

Piscando pela vida

(Fonte: Lancaster Online/Reprodução)(Fonte: Lancaster Online/Reprodução)

Quando Denton foi lançado na prisão, ele acabou em uma solitária devido à sua alta patente. Os longos interrogatórios foram sua tortura, mas ele se manteve firme, repetindo de maneira consistente as mesmas respostas, apesar das circunstâncias.

Foi a coragem de Denton que motivou seus companheiros de cativeiro a colocarem-no como líder entre os prisioneiros de guerra norte-americanos para elaborar uma maneira de tirá-los dali. Como parte disso, eles concordaram em dar uma entrevista coletiva em que seriam usados como propaganda contra os EUA, e Denton seria a atração principal.

(Fonte: Navy Times/Reprodução)(Fonte: Navy Times/Reprodução)

Em 22 de maio de 1966, Denton e os demais prisioneiros foram interrogados por um repórter japonês visitante sobre as condições de vida na prisão. Os guardas norte-vietnamitas estavam no local para inspecionar cada palavra deles. Denton até desafiou a própria sorte dizendo estar do lado de seu país ao ser questionado sobre as ações do governo.

Como não poderia dizer mais nada que arriscasse sua vida, Denton colocou em prática o plano de usar uma arma secreta que os norte-vietnamitas não imaginavam: o código morse.

Por meio de sequências de piscadas curtas e longas, o homem conseguiu enviar a mensagem “T-O-R-T-U-R-A” pela televisão, esperando que alguém entendesse. Era um tiro no escuro, mas era tudo o que ele e seus companheiros tinham.

Um herói

(Fonte: USNI News/Reprodução)(Fonte: USNI News/Reprodução)

A entrevista foi transmitida para o mundo todo e não demorou muito para que a inteligência da Marinha dos EUA captasse a mensagem de Denton. O governo soltou isso para a mídia e o mundo começou a pressionar os norte-vietnamitas para que libertassem os prisioneiros ou dessem a elesum tratamento digno.

Denton foi gravemente punido, passando horas em confinamento e transferido de uma prisão para outra ainda pior. Dois meses após a entrevista, ele e os demais confinados ainda foram submetidos à Marcha de Hanói, em que milhares de civis vietnamitas enfurecidos atiraram garrafas, pedras e os espancaram com pedaços de paus. Foi por pouco que os soldados americanos sobreviveram.

Toda a marcha foi documentada por um jornalista europeu e isso aumentou a indignação em relação ao comportamento dos norte-vietnamitas. A pressão internacional fez a tortura parar de vez. Em 12 de fevereiro de 1973, Denton e seu parceiro foram libertos da prisão durante a Operação Homecoming, que trouxe 591 prisioneiros de guerra americanos mantidos no Vietnã do Norte após os Acordos de Paz de Paris que encerraram o envolvimento — e selaram a derrota — dos EUA na guerra.

Entre todas as honrarias que recebeu, Jeremiah Denton foi imortalizado como um dos heróis modernos dos EUA.