As 5 armaduras mais fascinantes da história da humanidade

As 5 armaduras mais fascinantes da história da humanidade

A gente se acostumou tanto a assistir aos super-heróis na TV e no cinema que pode até se esquecer que, em um longo período da humanidade, os guerreiros utilizavam armaduras reais. Tudo bem, elas não tinham os apetrechos da roupa do Homem de Ferro, nem eram resistentes como a do Batman, mas isso não diminui seu valor histórico.

Ao longo da trajetória humana, várias sociedades utilizaram alguma espécie de armadura corporal, dos mais variados materiais. Tecido, couro e até madeira já serviram de instrumento de defesa, sempre mudando conforme as civilizações aprendiam a trabalhar com diferentes materiais, como os metais.

Vamos mergulhar no passado e relembrar algumas dessas armaduras que marcaram a história. Confira.

1. Armadura de Filipe II da Macedônia

(Fonte: All That's Interesting/Reprodução)(Fonte: All That’s Interesting/Reprodução)

Filipe II foi responsável pelo início da conquista da Grécia pela Macedônia, transformando sua nação na maior potência da antiga Grécia. Pai de Alexandre, o Grande, foi ele quem criou as bases para a expansão Helênica. Sua armadura é símbolo desse poderio. Seu túmulo foi descoberto em 1977 pelo arqueólogo grego Manolis Andronikos.

Entre os achados estava uma impressionante armadura, que de acordo com a forma corporal do rei descrita em textos antigos, provavelmente pertencia ao seu acervo pessoal. Atualmente, a armadura está em exibição no Museu Arqueológico de Aigai.

Ela é feita de ferro e contem sete placas anatômicas conectadas por dobradiças longas. Na área frontal, ostenta o emblema do Sol de Vergina.

2. Armadura de soldado grego do século IV a.C.

(Fonte: All That's Interesting/Reprodução)(Fonte: All That’s Interesting/Reprodução)

Em exibição no Museu de Arte Metropolitana, o Met, esta é uma armadura grega feita de bronze, datada do século IV a.C., que de acordo com historiadores fazia parte do conjunto utilizado por guerreiros gregos. Integra o acervo do museu, juntamente com outras peças do período, desde 1992.

Soldados costumavam carregar armaduras que podiam pesar até trinta quilos. Era usada principalmente para proteger o corpo durante a guerra, usadas juntamente com caneleiras de bronze e capacete. Esse modelo em questão foi feito incluindo detalhes dos músculos do abdômen e do umbigo. Originalmente, contava com uma parte traseira.

3. Armadura segmentada de legionário romano

(Fonte: All That's Interesting/Reprodução)(Fonte: All That’s Interesting/Reprodução)

Os legionários romanos eram soldados que faziam parte de uma legião, isto é, uma unidade militar do exército. Eram conhecidos por serem bem treinados e muito organizados, geralmente sendo cidadãos romanos, entre 17 e 46 anos de idade, que ficavam em serviço por, aproximadamente, 25 anos.

Sua armadura era segmentada, composta de 26 segmentos de metal, que protegiam o abdômen, tórax, costas e ombros. Ela não era uma peça inteira, o que lhe conferia maior flexibilidade sem perder a capacidade de proteção. Esta da foto foi encontrada em 1964, na Inglaterra, e sua datação foi definida como entre o fim do século I e início do século II d.C.

4. Armadura romana de couro de crocodilo

(Fonte: The Archaeologist/Reprodução)(Fonte: The Archaeologist/Reprodução)

A armadura feita de couro de crocodilo foi utilizada por legiões do exército romano por volta do século III d.C. Sem registros que atestem se o material concedia algum tipo de bônus na defesa, denota, sem dúvida, como os romanos nutriam respeito e admiração pela cultura egípcia.

O povo egípcio não foi a única civilização a usar o couro de crocodilo em roupas e armaduras, mas foi o primeiro a fazer isso de modo mais significativo. A desta foto foi encontrada em Manfalut, no Egito, preservado em uma gruta.

5. Armadura do-maru

(Fonte: Met Museum/Reprodução)(Fonte: Met Museum/Reprodução)

A do-maru é uma armadura originalmente utilizada pela pelos samurais do Japão feudal. Ela surgiu inicialmente no século XI, mas foi se tornar um item comum a partir da Guerra do Genpei, no século XII, conflito que colocou em lados opostos os clãs Taira e Minamoto e estabeleceu, com a vitória do segundo, um governo liderado por samurais.

Ela era feita de vários materiais, como ferro, couro e seda. De posse do Museu Metropolitano de Arte, o Met, essa armadura é do século XV, foi encontrada em 1893 e integrou a coleção pessoal da artista Kawasaki Chitora, até ser doada ao museu, em 1914.