'Cão mais velho do mundo' tem título suspenso por controvérsias

'Cão mais velho do mundo' tem título suspenso por controvérsias

O Guinness World Records decidiu suspender temporariamente o título de “cão mais velho do mundo” em meio a alegações de que o atual detentor do rótulo não era tão velho quanto seus proprietários alegavam. Quando Bobi faleceu, uma entrada no site do Guinness explicava que ele havia vivido até os 31 anos e 165 dias.

Embora não seja uma idade avançada em termos humanos, esse número é bastante expressivo para um cão e fez com que diversos investigadores da internet duvidassem da veracidade dos dados. No Reddit, várias postagens questionavam se um cachorro poderia viver tanto tempo, com alguns usuários citando que o detentor do título anterior tinha “apenas” 23 anos e 7 dias de idade.

Polêmica sobre idade

(Fonte: Guinness World Records/Divulgação)(Fonte: Guinness World Records/Divulgação)

Os “detetives virtuais” que tentaram desmascarar a história de Bobi, um Rafeiro do Alentejo de Portugal, alegaram ter descoberto muitas fotos anteriores do cão e que as imagens mostravam um cachorro diferente com patas brancas. Ao longo do processo, alguns veterinários também demonstraram forte incerteza em relação à veracidade da idade do cão em sua morte.

Em entrevista ao The Guardian, o veterinário do Royal College of Veterinary Surgeons, Danny Chambers, disse que nenhum de seus colegas acreditava que um cão pudesse ser tão velho. “Isso equivale a um ser humano viver mais de 200 anos, o que, dadas as nossas atuais capacidades médicas, é completamente implausível”, acrescentou o pesquisador.

Segundo Chambers, alegações extraordinárias exigem evidências extraordinárias e nenhum dado concreto foi fornecido para provar a idade do animal. Em meio a tantas polêmicas, só restou ao Guinness World Records suspender temporariamente o título até que a situação fosse completamente esclarecida.

Investigações aprofundadas

(Fonte: Catarina Demony/Reuters)(Fonte: Catarina Demony/Reuters)

Para tentar encontrar mais respostas sobre o caso, o portal Wired investigou o assunto um pouco mais. A idade de Bobi foi verificada pelo programa português de registro de animais de estimação (SIAC), de acordo com o Guinness World Records. Porém, quando os jornalistas contactaram o SIAC para confirmar os dados, receberam a resposta que “na altura, o dono do animal declarou que ele tinha nascido em 1992, mas não existem registros ou dados que possam confirmar ou negar esta afirmação”.

Veterinários entrevistados pela Wired também tiveram dúvidas sobre como um cão com excesso de peso viveu até essa idade. Como o Guinness World Records já estava ciente das dúvidas sobre Bobi, eles também decidiram lançar sua própria investigação. Na terça-feira (16), eles confirmaram que o título de cão mais velho do mundo de Bobi seria retirado temporariamente enquanto o processo continuará. 

“Enquanto nossa revisão está em andamento, decidimos pausar temporariamente ambos os títulos de recordes de cães mais velhos ainda vivos”, disse um porta-voz ao The Guardian. Dependendo da raça, a vida canina dura em média 11 anos ou mais. Logo, a comprovação da existência de um cão que viveu até mais de 30 anos seria uma descoberta completamente extraordinária para pesquisadores ao redor do mundo.