Carruagem achada em Pompeia está incrivelmente bem preservada

Carruagem achada em Pompeia está incrivelmente bem preservada

Considerada um dos maiores achados nas ruínas de Pompeia, uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas foi retirada quase intacta de escavações da vila suburbana chamada Civita Giuliana. Massimo Osanna, na época diretor do Parque Arqueológico de Pompeia, afirmou à Reuters: “Esta é uma descoberta extraordinária que avança a nossa compreensão do mundo antigo”.

O veículo tinha incrivelmente bem preservados “os seus componentes de ferro, belas decorações em bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e impressões de materiais orgânicos”, segundo o site do parque. A carruagem chama a atenção por não ser um simples meio de transporte, mas sim um “pilentum”, veículo usado em cerimônias, procissões e festivais. 

Outro fato notável foi que a carruagem recuperada quase dois mil anos após a erupção do monte Vesúvio foi “milagrosamente poupada” tanto do desabamento das paredes e do teto da sala onde se encontrava, como da ação ilegal de saqueadores que atuavam na região, até que um Memorando de Entendimento assinado em 2019 coibiu essas atividades ilegais. 

Como é a carruagem de Pompeia?

A carruagem foi achada dentro de um pórtico de dois níveis que dava para um pátio descoberto, próximo a um estábulo investigado anteriormente, no qual foram encontrados os restos bem preservados de três cavalos, um deles ainda selado. A manutenção das dimensões originais do veículo deve-se em parte à camada de cinerite (cinzas vulcânicas) na qual foi sepultado.

Sobre as altas rodas de ferro, “conectadas por um sistema mecânico avançado”, diz o site do parque arqueológico, assenta a leve carruagem propriamente dita (de 0,90 m por 1,4 m), com um assento rodeado por braços e encostos metálicos e capacidade para um ou dois passageiros.

A rica decoração é feita por chapas de bronze gravadas e painéis de madeira pintados de vermelho e preto. Na parte traseira, há um sistema decorativo composto por uma sucessão de medalhões também de bronze, com cenas representando figuras masculinas e femininas em relevo, apresentadas em cenas eróticas. 

A restauração da carruagem

(Fonte: Parque Arqueológico de Pompeia)(Fonte: Parque Arqueológico de Pompeia)

A carruagem cerimonial de Civita Juliana foi completamente restaurada e apresentada ao público de 4 de maio a 30 de julho de 2023, na exposição “O instante e a eternidade entre nós e os antigos”, realizada no Museu Nacional Romano, próximo às Termas de Diocleciano em Roma. 

Desde o momento em que foi identificada, a escavação da carruagem envolveu uma complexa operação, não só pela fragilidade dos materiais envolvidos, como também pelas difíceis condições de trabalho no local. Por isso, além da ampla, foi também realizada uma microescavação realizada pelos restauradores do Parque, especialistas no tratamento de madeiras e metais. 

Sempre que um vazio era identificado, era logo preenchido como gesso, para preservar a marca do material orgânico que não estava mais ali. Com isso, foram preservados o eixo e a plataforma principal da carruagem.