Conheça a seita medieval que inspirou o videogame ‘Assassin's Creed’

Conheça a seita medieval que inspirou o videogame ‘Assassin's Creed’

O universo dos videogames muitas vezes encontra inspiração na história e em eventos reais para criar narrativas e cenários atrativos. Um exemplo fascinante desse processo criativo é a franquia de jogos Assassin’s Creed, que encontra raízes na Ordem dos Assassinos. Baseada nos Nizari Ismailis, um grupo muçulmano xiita que existiu nos séculos XI a XIII, essa misteriosa seita medieval usava o assassinato político como meio para alcançar seus objetivos.

As origens dos Nizari Ismailis

Na virada do século X, grande parte do mundo islâmico vivia sob o domínio do califado abássida, que reivindicava autoridade universal sobre todos os muçulmanos. No entanto, os xiitas, incluindo os ismaelitas, acreditavam que o califado só poderia ser transmitido através da linhagem dos imãs, descendentes de Maomé designados como infalíveis. Isso levou a divisões dentro da comunidade muçulmana, com os ismaelitas sendo um grupo dissidente.

Nizari IsmailisNizari Ismailis

A ascensão do Califado Fatímida

Os ismaelitas estabeleceram o Califado Fatímida em 909, uma dinastia ismaelita que desafiou a hegemonia sunita. Ao longo dos anos, os fatímidas expandiram seu território pelo Norte da África, Egito, Hejaz e parte do Levante, tornando-se uma séria ameaça aos sunitas.

Califado FatímidaCalifado Fatímida

Hasan Sabbah e a Ordem dos Assassinos

Hasan Sabbah, convertido ismaelita, tornou-se uma figura-chave na história dos Nizari Ismailis. Após treinar como missionário, ele voltou para a Pérsia e, em 1090, capturou o Castelo de Alamut, que se tornou o centro da Ordem dos Assassinos. A partir daí, ele lançou uma série de ataques e assassinatos direcionados contra líderes inimigos.

Hasan SabbahHasan Sabbah

Métodos dos assassinos

Os Nizaris usavam uma série de métodos, incluindo assassinatos políticos, para atingir seus objetivos. Eles eram notórios por suas táticas, como assassinatos públicos que causavam medo e confusão. Eles também se infiltravam nas estruturas políticas e militares de seus inimigos, buscando converter oficiais e minar o poder sunita.

Obituário listando oito vítimas dos Nizari IsmailisObituário listando oito vítimas dos Nizari Ismailis

A influência em ‘Assassin’s Creed’

O protagonista da franquia de videogame “Assassin’s Creed”, Altaïr Ibn-La’Ahad, é um membro da Ordem dos Assassinos que se envolve em uma luta contra os Cavaleiros Templários. Embora a representação da Ordem seja fortemente ficcional, a franquia faz um esforço para manter o contexto histórico mais amplo.

A Ordem dos Assassinos, baseada nos Nizari Ismailis, é um exemplo fascinante de como a história real pode inspirar a criação de mundos de ficção em videogames. Embora a franquia “Assassin’s Creed” tenha adaptado essa história de maneira ficcional, ela contribui para uma visão mais realista e historicamente viável dos Nizaris, desafiando as lendas fantasiosas que circularam por séculos.