Estátua da Unidade: conheça a estátua mais alta do mundo

Estátua da Unidade: conheça a estátua mais alta do mundo

Muita gente vai para Nova York ver a Estátua da Liberdade, que impressiona os turistas com seus 93 metros de altura (incluindo aí um pedestal de 47 metros). Mas a moça, com sua mão para cima, não encosta nem no umbigo da Estátua da Unidade. Inaugurada em 2018, ela é a maior estátua do mundo, com 240 metros de altura incluindo o pedestal. 

O nosso Cristo Redentor, com seus 38 metros de altura, fica pequenininho perto dela. Mesmo que a gente desconsidere o pedestal, ainda são 182 metros de altura. 

O entorno — apenas com florestas e rios, sem nenhum outro prédio — faz com que a estátua pareça ainda maior. Ela fica uma ilhota do Rio Narmada, perto da cidade de Kevadia, no estado de Gujarat, oeste da Índia. A altura da estátua, de 182 metros, é o mesmo número de assentos da Assembléia Legislativa de Gujarat. 

A construção começou quando o atual primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, era ministro-chefe desse estado. Afinal, é claro que um monumento desse envolve política. 

Fonte: Wikimedia CommonsFonte: Wikimedia Commons

Uma homenagem e uma maravilha da engenharia

A Estátua da Unidade é baseada na figura de Vallabhbhai Jhaverbhai Patel, mais conhecido como Sardar Patel, um dos heróis da independência da Índia. Ele trabalhou com Mahatma Gandhi em atos de desobediência civil, nos anos 1940, além de ter liderado iniciativas em prol da unificação do país.

Ele é respeitadíssimo por ter negociado a unidade da Índia em um único estado nacional com os mais de 560 pequenos principados que existiam na região. 

E haja respeito para uma homenagem tão grande, né? Afinal, a Estátua da Unidade teve sua construção iniciada em 2013 e foi inaugurada em 2018, ao custo de mais de 400 milhões de dólares. Mais de 3 mil trabalhadores e 250 engenheiros se envolveram na obra. 

Ao todo, a estátua tem 6,5 mil toneladas de ferro estrutural e outras 18,5 mil toneladas de ferro reforçado para permanecer de pé. Coloque na conta, ainda, os 210 mil metros cúbicos de concreto e as milhares de placas de bronze que cobrem a estrutura. Tudo isso para que monumento aguente ventos de até 180 km/h e terremotos de até 6,5 graus na escala Richter. 

É possível ver a Estátua da Unidade a quilômetros de distância (Fonte: Getty Images)É possível ver a Estátua da Unidade a quilômetros de distância (Fonte: Getty Images)

Um símbolo da grandeza da nação

Para Narendra Modi — que já inaugurou a estátua, em 2018, no cargo de primeiro-ministro — valeu muito a pena. Ele diz que o monumento serve para relembrar a todos que questionam a existência da Índia que “nossa nação era, é e sempre será eterna”. Além disso, afirmou que os 182 metros de altura simbolizam a grandeza do país. 

Até o fim do ano passado, mais de 10 milhões de turistas tinham visitado a Estátua da Unidade, que tem outras atrações além de seu tamanho. Na parte inferior, há um jardim e um museu em homenagem a Sardar Patel. Depois, dois elevadores em cada perna de Patel levam os turistas até uma galeria, a 153 metros de altura. 

Mas parece que essa megaestrutura não é o suficiente para os indianos, que estão planejando construir um monumento ainda maior para homenagear outra figura histórica importante. Shiv Smarak, que está sendo construído na costa de Mumbai, pode chegar aos 212 metros com seu pedestal. Se você gosta de estátuas gigantes, a Índia é o seu lugar.