EUA se preparam para a invasão de milhões de cigarras em 2024

EUA se preparam para a invasão de milhões de cigarras em 2024

O mundo está prestes a testemunhar um espetáculo extraordinário, à medida que as cigarras periódicas preparam-se para um encontro épico nos Estados Unidos em 2024. Esse evento marca a primeira vez em mais de dois séculos que duas ninhadas diferentes emergirão simultaneamente.

Ciclo de vida das cigarras periódicas

Cigarras durante acasalamento. (Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)Cigarras durante acasalamento. (Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)

As cigarras periódicas, pertencentes ao gênero Magicicada, passam a maior parte de suas vidas como ninfas subterrâneas, alimentando-se da seiva das raízes das árvores. Após um período variável de 13 ou 17 anos, elas emergem do solo em sincronia para se transformarem em adultos. Seu tempo de vida adulta é relativamente curto, variando de algumas semanas a cerca de um mês.

Durante esse período, o foco principal desses insetos é o acasalamento e a reprodução. Os machos emitem cantos distintos para atrair as fêmeas, ocorre o acasalamento, e as fêmeas depositam seus ovos nas árvores. Após essa fase crucial de reprodução, as cigarras completam seu ciclo de vida e, eventualmente, morrem. Esse fenômeno cíclico extenso, exclusivo da América do Norte, desafia a lógica da sobrevivência desses insetos.

Sincronização de ciclos e números primos

É esperado um grande número de cigarras emergindo juntas em 2024. (Fonte: Getty Images/Reprodução)É esperado um grande número de cigarras emergindo juntas em 2024. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Em 2024, duas ninhadas diferentes vão emergir do solo ao mesmo tempo: Brood XIII e Brood XIX. A Brood XIII é uma ninhada que emerge a cada 17 anos; sua última aparição foi em 2007. A Brood XIX é a maior das ninhadas periódicas de 13 anos; sua última aparição ocorreu em 2011.

Os ciclos de vida dessas duas ninhadas são diferentes números primos, por isso são tão difíceis de serem sincronizados. A última vez que o mundo testemunhou tal fenômeno foi em 1803; e agora, em 2024, Brood XIII e Brood XIX terão que compartilhar o “palco” novamente após 221 anos. O mundo se prepara para assistir uma dança complexa e coreografada que desafia as probabilidades e deixa os cientistas maravilhados diante da natureza.

Fungo alucinógeno e comportamento modificado

Cigarra contaminada com o fungo Massospora. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Cigarra contaminada com o fungo Massospora. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Entretanto, o período de acasalamento não é apenas festa. Recentemente, descobriu-se que o fungo Massospora manipula machos, fazendo com que exibam comportamentos femininos. Com comportamento alterado e órgãos corroídos pelo fungo, as cigarras tornam-se vítimas de uma infecção que leva à infertilidade e à disseminação da doença. O fungo, transmitido durante o ato de acasalamento, transforma a período de reprodução em uma ameaça letal. 

As cigarras periódicas oferecem uma visão única da vida selvagem. Ao compreendermos esses eventos raros, podemos não apenas apreciar a diversidade biológica, mas também reconhecer a vulnerabilidade dessas criaturas frente aos desafios da evolução. A saga desses insetos continua, e cada vez que emergem, eles nos lembram da complexidade e fragilidade do equilíbrio da vida na Terra.