Garrafa de água tem 40 mil vezes mais bactérias do que um vaso sanitário

Garrafa de água tem 40 mil vezes mais bactérias do que um vaso sanitário

Aquelas garrafinhas de água que acompanham as pessoas em suas rotinas podem conter muito mais bactérias do que os assentos sanitários, principalmente se não forem higienizadas corretamente. A conclusão vem de um estudo feito em 2022 pela WaterFilterGuru.

Segundo a organização americana, que analisou diferentes tipos de frascos, medindo as unidades formadoras de colônias (UFCs) em cada, as garrafas de água reutilizáveis podem conter em média 20,8 milhões de UFCs de bactérias. Isso significa uma quantidade de germes 40 mil vezes maior do que a encontrada nas privadas.

A análise mostrou ainda que o número de microrganismos nos modelos com tampa de rosca e tampa com canudo podem chegar ao dobro das bactérias presentes na pia da cozinha e a quatro vezes a quantidade de um mouse. Já em comparação com a vasilha de água do pet, o número é 14 vezes maior.

Por sua vez, a garrafa de água do tipo “squeeze” é um pouco mais resistente às bactérias. Segundo os pesquisadores, esta versão não acumula tantos germes quanto as demais analisadas, apresentando apenas um décimo do registrado nas outras.

Doenças gástricas e outros problemas

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

A explicação para a enorme quantidade de bactérias nas garrafas reutilizáveis que não são limpas com frequência é simples. Ao se hidratar, o usuário transfere microrganismos presentes na boca e em restos de alimentos para o utensílio, que oferece um ambiente propício para o desenvolvimento deles.

O contato das mãos com a garrafa também facilita o depósito dos germes nela, dependendo do local tocado antes de manusear o objeto. Dessa forma, os germes se espalham por todas as partes, desde a tampa ao bico, passando pela parte externa.

Em relação aos tipos de bactérias nas garrafas de água, o estudo destacou os bastonetes gram-negativos e os bacilos. Em grandes quantidades, os primeiros são capazes de causar infecções resistentes a antibióticos, enquanto os outros levam a doenças gastrointestinais.

Infecções do trato urogenital e pneumonia também estão entre as doenças que esses germes podem causar se colonizarem a garrafa reutilizável. Há ainda riscos de sintomas como coriza, alergia e coceiras devido ao acúmulo de mofo no interior do objeto.

Como higienizar a garrafa de água corretamente?

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Para evitar as doenças causadas pelos germes, o ideal é limpar a garrafa após cada uso. Mas como isso nem sempre é possível, os pesquisadores recomendam lavar a garrafa uma vez por dia ou pelo menos três vezes por semana, usando água morna e sabão.

Deixe o utensílio de molho na mistura e não se esqueça de higienizar o interior e também tampas e roscas, esfregando bem essas partes. Ao final, use água para enxaguar e seque bem — guardar a garrafa na geladeira durante a noite é uma boa para evitar o crescimento das bactérias.