Java Stingaree: o primeiro peixe marinho extinto pela ação humana

Java Stingaree: o primeiro peixe marinho extinto pela ação humana

Desde que os humanos começaram a interferir na natureza com mais intensidade nos últimos séculos, várias espécies foram extintas da natureza — muitas por razões evitáveis. Agora, nós temos o registro da primeira espécie peixe marinho que teve esse triste fim

Trata-se da Uropholus javanicus, conhecida como Java Stingaree em inglês. É uma espécie de arraia pequena, com um corpo em forma de disco do tamanho de um prato. Seu comprimento, com a cauda, é de 33 centímetros. As arraias (ou raias) são peixes cartilaginosos da ordem Batoidea e são os “parentes” mais próximos dos tubarões.

A Java Stingaree foi declarada oficialmente extinta na última atualização da lista vermelha de espécies em risco de extinção, da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês). A comprovação é resultado de um trabalho da Charles Darwin University, da Austrália, que estudou a espécie pouco conhecida. 

Desaparecido há 150 anos

(Fonte: Edda Abel/Museum für Naturkunde Berlin/Reprodução)(Fonte: Edda Abel/Museum für Naturkunde Berlin/Reprodução)

Antes mesmo de sua extinção ser oficializada, a Java Stingaree já era extremamente rara e pouco conhecida. Na verdade, nós só sabemos que essa espécie um dia existiu porque um naturalista alemão, Eduard von Martens, comprou um exemplar em um mercado de peixes de Jakarta, na Indonésia. A espécie era nativa dessa região.

A pesca foi justamente um dos motivos que levou a Java Stingaree a ser dizimada ao longo das décadas. Mas, além disso, acredita-se que a destruição de seu habitat tenha contribuído para esse triste fim: o mar de Java e a baía de Jakarta são regiões densamente povoadas, de alta industrialização e muita poluição. Segundo os estudos da Charles Darwin University, a população dessa espécie já estava em pleno declínio na década de 1870.

Desde então, esforços para estudar a espécie continuaram — e uma equipe internacional de cientistas se reuniu para buscar todos os registros possíveis do Java Stingaree. “Vários locais com peixes ao longo da costa norte da ilha de Java e por toda a Indonésia foram amplamente monitorados, mas o Java Stingaree não foi encontrado”, relatou a cientista Benaya Simeon, que estuda arraias ameaçadas na região. Ela conta que foram feitas inúmeras buscas pela espécie, mas nenhuma obteve sucesso. 

A partir disso, foi possível definir que essa foi a primeira espécie de peixe marinho extinta pela ação humana, pela pesca e pela destruição de seu habitat, em algum momento desses últimos 150 anos. Assim, o Java Stingaree se torna mais um símbolo dos riscos que outros seres vivos estão correndo atualmente. 

“O Java Stingaree ser declarado extinto é um sinal de alerta para todos ao redor do mundo de que nós precisamos proteger as espécies marinhas”, afirmou o pesquisador sênior Peter Kyne. 

Do outro lado do mundo, no Golfo da Califórnia, outra espécie marinha está quase extinta, com alertas emitidos no segundo semestre de 2023: a vaquita-marinha, menor espécie de cetáceo conhecida, tem apenas 10 exemplares restantes e pode desaparecer totalmente em breve.