Por que gatos são viciados em caixas de papelão?

Por que gatos são viciados em caixas de papelão?

Para um dono de gato, não é nem perto de ser um cenário atípico encontrar o seu felino completamente fissurado na caixa de papelão que chegou junto da sua última encomenda. Na visão dos nossos animais de estimação, é quase como se eles tivessem ganhado um brinquedo novinho em folha — ou até melhor do que isso.

Mas qual a razão dos bichanos ficarem enlouquecidos com esses objetos nem um pouco especiais? Embora não haja nenhum tipo de pesquisa existente nos dias de hoje que forneçam uma certeza para essa dúvida, especialistas em animais de estimação ao redor do mundo possuem algumas teorias sobre o tema. Veja só!

Atração pelo papelão

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Gatos podem se sentir atraídos pelas caixas de papelão por inúmeros motivos. Porém, uma das explicações mais plausíveis é pelo fato desse objeto ser uma novidade no dia a dia dessa criatura. Nesse sentido, as caixas podem conter cheiros ou uma textura que seja considerável interessante para o gato poder se esfregar.

Em geral, os gatos são animais muito sensíveis às mudanças que ocorrem em nossas casas e muitos deles gostam de investigar mais perto quando notam algo diferente. Além disso, existe uma razão evolutiva pela qual uma caixa de papelão pode causar uma reação parecida com o “catnip” para os felinos: elas fornecem uma sensação de segurança contra predadores e um ótimo ponto de vista para observar potenciais presas.

Em entrevista à Inverse, a especialista em comportamento veterinário Katherine Pankratz explicou que os gatos são animais tão predadores quanto presas. “Esconder-se em algo como uma caixa de papelão pode protegê-los de serem detectados por suas presas até que estejam prontos para atacar”, comentou.

Interesse felino

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Outro potencial motivo para os gatos se interessarem pelas caixas de papelão é por poderem se lembrar de brinquedos que você jogou em caixas vazias em algum momento na vida. Sendo assim, cada caixa nova serviria como um enorme convite para um momento de descontração e brincadeira.

Esses objetos também são excelentes isolantes. Logo, caso o seu gato deseja manter-se aquecido, não é uma má ideia estar dentro de uma caixa de papelão. Segundo um estudo feito em 2014, gatos de abrigo que recebem caixas de papelão para se esconder ficam menos estressados do que os que não receberam — algo que confirma como esse objeto fornece uma sensação de redução de estresse em novos ambientes.

Para finalizar, muitos estudiosos na área já notaram que os felinos costumam apresentar certa obsessão pela forma quadrada e fechada de objetos como as caixas de papelão, cestos de roupa suja e contornos simples no chão. Na visão dos pesquisadores, os gatos estão suscetíveis a criar um “contorno ilusório”, ou perceberem contornos que não existem na vida real. Logo, esses objetos parecem ser muito mais interessantes do que realmente são.