Quais países têm as capitais mais distantes do litoral?

Quais países têm as capitais mais distantes do litoral?

Desde o início das civilizações, o mar foi importante para o comércio e transporte de pessoas, além de oferecer recursos essenciais para o desenvolvimento das sociedades. Por isso, muitas grandes cidades foram criadas perto da costa e se tornaram capitais de seus países. 

Olhando para um mapa-múndi atual, é fácil perceber que grande parte dos países têm capitais ao longo da costa ou próximas dela.

De Lisboa (Portugal) a Maputo (Moçambique), de Helsinque (Finlândia) a Montevidéu (Uruguai), são dezenas de exemplos. Outros países não têm suas capitais exatamente na costa, mas elas não estão muito longe do mar: Caracas (Venezuela) e Atenas (Grécia) são bons exemplos disso.

Porém, nem todos os países pensaram no acesso ao mar na hora de escolher suas capitais. Há também os países sem costa marítima. Então, quais capitais de países estão mais distantes dos oceanos no mundo?

Um grande litoral… E uma capital distante dele

A Austrália é um país insular, mas sua capital, Canberra, fica longe da costa (Fonte: GettyImages)A Austrália é um país insular, mas sua capital, Canberra, fica longe da costa (Fonte: GettyImages)

Aqui no Brasil, as duas primeiras capitais foram cidades costeiras: Salvador e Rio de Janeiro. Até que, em 1960, nossa capital foi transferida para Brasília, localizada a cerca de 910 km da costa. Com isso, ela é uma das capitais mais distantes da costa — além de ser uma das mais distantes da capital de outro país, já que Assunção (Paraguai) está a 1.800 km de Brasília. 

Mas veja só: o Paraguai é um dos únicos dois países sem costa marítima das Américas e sua capital está a 900 km do mar — mais perto que Brasília. Já Sucre (Bolívia), capital do outro país sem costa das Américas, está a cerca de 520 km do Oceano Pacífico. 

Outro caso interessante é o da Austrália. Trata-se de uma ilha, cujas maiores cidades estão na costa. Mas a capital está a 150 km do litoral: Canberra foi criada para ficar no meio do caminho entre Melbourne e Sidney, as duas maiores metrópoles australianas, na costa. 

Mais de 2 mil quilômetros longe da costa

A capital mais distante do litoral fica na Ásia (Fonte: GettyImages)A capital mais distante do litoral fica na Ásia (Fonte: GettyImages)

Na África, nós temos 16 dos 44 países no mundo que não possuem costa marítima. Contudo, a maioria deles não está tão longe assim do mar. As capitais mais encravadas no continente são:

  • Kigali (Ruanda): 1.050 km da costa. 
  • N’Djamena (Chade): 1.100 km da costa.
  • Juva (Sudão do Sul): 1.200 km da costa.

A Europa também tem mais de 10 países sem costa marítima. Mas sendo um continente menor, não é possível ficar tão longe do mar. Kiev (Ucrânia) e Praga (Tchéquia), por exemplo, não ficam a mais de 430 km de alguma praia. 

Sendo assim, a capital mais distante do mar em todo o mundo só pode estar na Ásia. É lá que fica o chamado polo de inacessibilidade — o ponto mais distante de qualquer oceano em todo o planeta. Esse polo fica no noroeste da China, perto da fronteira com o Cazaquistão. 

Por lá, nós temos capitais mais distantes da costa que qualquer outra cidade mencionada até agora. Ulan Bator (Mongólia) está a 1.300 km do mar, Dushanbe (Tajiquistão) está a 1.480 km e Astana (Cazaquistão) está a 1.660 km. Longe, né? Mas ainda há duas capitais mais inacessíveis.

Tashkent, capital do Uzbequistão, fica próximo da fronteira com o Cazaquistão — e a 1.780 km de qualquer saída para o mar. Já Bishkek, do vizinho Quirguistão, fica a 2.080 km da costa. Por isso, ela é a capital mais distante do litoral em todo o mundo.