Seu gato está tentando te irritar? Talvez ele só esteja inseguro

Seu gato está tentando te irritar? Talvez ele só esteja inseguro

Seu gato costuma fazer algumas coisas que parecem ser só para lhe irritar? O bichano faz as necessidades fora da caixinha, arranha algum móvel, derruba coisas, vomita no meio da sala…

Se eles fossem humanos, poderíamos interpretar esses comportamentos como provocações, ou achar que eles estão fazendo isso para “se vingar” de algo que fizemos. Mas a verdade é que eles são bem diferentes e não vão agir sempre de acordo com nossos padrões. 

Sendo assim, essas atitudes que podem parecer ressentimento ou inveja têm significados diferentes na cabecinha de nossos amigos felinos. De acordo com especialistas em comportamento animal, eles estão demonstrando insegurança. 

Seu gatinho pode estar ansioso… ou doente

(Fonte: Lodewijk Hertog/Unsplash)(Fonte: Lodewijk Hertog/Unsplash)

Segundo Kristyn Vitale, professora de saúde e comportamento animal da Unity Environmental University, essas atitudes estranhas dos gatinhos estão muito mais ligadas a sentimentos de solidão, insegurança ou ansiedade do que a um ressentimento ou irritação. 

A questão é que fazer essas coisas, como evacuar fora da caixinha de areia, é o jeito deles de chamar nossa atenção para os problemas deles. 

Se as atitudes estranhas estão relacionadas a comportamentos fisiológicos, como no exemplo acima, isso também pode significar que seu gatinho está doente — principalmente se ele está fazendo isso várias vezes. Vomitar diversas vezes ou mudar os hábitos alimentares por alguns dias seguidos são outros sinais desse tipo. Nesse caso, é melhor levar seu gato ao veterinário.

Caso o veterinário diga que não há nenhum problema físico, então o motivo mais provável é o estresse ou a insegurança. Observe se não há algo em casa ou na vizinhança que possa irritar seu gatinho — afinal, eles são menos resistentes a mudanças.

Eles podem ficar ansiosos com pessoas diferentes em casa, com outro animal que aparece na janela ou sacada vizinha, com barulhos de construção ou mudança, entre outros. E se você viaja, deixando-os muito tempo sozinhos, eles também podem sentir essa ansiedade com a separação, “descontando” nessas atitudes que julgamos estranhas.

O que fazer nessas situações?

(Fonte: Yerlin Matu/Unsplash)(Fonte: Yerlin Matu/Unsplash)

Para começar, é importante entender os motivos por trás das atitudes estranhas. Mas não tente resolver essas questões com reforços negativos, brigando com o gato. Isso pode mais atrapalhar que ajudar.

Ao invés disso, você deve tentar direcionar o comportamento para outro local ou modificar as atitudes estranhas com reforços positivos. Por exemplo, se o seu gatinho está fazendo xixi fora da caixinha de areia, ele pode estar tentando marcar território em um local mais importante da casa — e o problema é que você deixou a caixinha muito escondida. Tente mudá-la de lugar ou comprar algum brinquedo onde eles possam deixar seu cheiro de outras formas. 

Se eles estão arranhando móveis, comprar um brinquedo e oferecer reforços positivos quando seu gatinho brinca com ele é bem melhor do que simplesmente brigar com ele pelo arranhão. O gato pode conectar a experiência ruim da briga com a pessoa que está brigando e, aí sim, ficar bem irritado com você.