'Superestrutura' crescendo desde a época dos dinossauros é encontrada na Melanésia

'Superestrutura' crescendo desde a época dos dinossauros é encontrada na Melanésia

Um planalto submarino gigantesco no Oceano Pacífico começou a se formar com erupções vulcânicas durante o período Cretáceo — entre 145 e 66 milhões de anos atrás — e está crescendo até hoje. O Planalto Fronteiriço da Melanésia, como é chamado, está localizado a leste das Ilhas Salomão e formou-se através de quatro pulsos separados de vulcanismo.

As informações foram publicadas na revista Earth and Planetary Science Letters, em 2023. A linha do tempo do surgimento dessa estrutura geológica é importante porque as estruturas vulcânicas gigantescas sob o oceano são muitas vezes mal compreendidas, afirmou o líder do estudo Kevin Konrad, da Universidade de Nevada, em declaração oficial.

Estudando a formação

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Em alguns casos, essas estruturas formam-se numa única inundação de magma, como as grandes províncias ígneas. Estes enormes e duradouros eventos vulcânicos são tão dramáticos que muitas vezes alteram o clima, além de serem associados às extinções em massa. Porém, em outras situações, formações que parecem iguais a grandes províncias ígneas são, na verdade, construídas por grandes períodos e sem muitas ameaças.

“Às vezes, quando amostramos essas características em detalhes, percebemos que elas são, na verdade, construídas ao longo de múltiplos pulsos ao longo de dezenas de milhões de anos e não teriam impactos ambientais significativos”, disse Konrad em entrevista ao site WordsSideKick.com. O pesquisador e seus colaboradores tiveram a oportunidade de observar detalhadamente o planalto fronteiriço da Melanésia em 2013, em uma missão que durou cinco semanas.

Eles usaram uma grande engenhoca de corrente para analisar as rochas das encostas das montanhas submarinas e dos vulcões que compõem o planalto. Ao estudar a identidade e a química dessas rochas, eles descobriram que o planalto provavelmente começou a se formar há 120 milhões de anos.

Uma parte subjacente dele, conhecida como Robbie Ridge, provavelmente se formou durante uma enorme inundação de lava basáltica. Isso criou um grande planalto submarino que provavelmente não ultrapassava o nível do mar.

Evolução da região

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Nos primeiros estágios da formação, há 45 milhões de anos, aquele pedaço do Pacífico passou por um ponto crítico no manto, apresentando plumas de material aquecido que sobem e causam a formação de vulcões no meio das placas tectônicas. Um exemplo desse tipo de fenômeno é o Havaí, que é formado por cadeia de ilhas desse tipo.

Nessa região do mundo, no entanto, as ilhas sofreram bastante erosão. Contudo, há 13 milhões de anos, o monte submarino passou por outro ponto crítico no manto que ajudou na formação das Ilhas Samoa. “Todos esses mesmos condutos pelos quais o magma costumava passar há 45 milhões de anos, agora são pontos fracos preexistentes pelos quais o magma pode começar a se mover há 13 milhões de anos”, constatou Konrad.

De acordo com o pesquisador, existem muitos pontos críticos no Pacífico Sul e por isso é provável que outros montes submarinos tenham sido construídos ao longo do tempo de maneiras igualmente complicadas. A organização sem fins lucrativos Ocean Exploration Trust e a Administração Oceanográfica e Atmosférica Nacional (NOAA), dos Estados Unidos, estão averiguando de perto essas formações.