5 fatos misteriosos sobre a Idade da Pedra

5 fatos misteriosos sobre a Idade da Pedra

Chamamos de Idade da Pedra o amplo período pré-histórico em que a pedra foi muito utilizada na elaboração de ferramentas. Segundo pesquisadores, compreende-se que esse recorte de tempo tenha durado, aproximadamente, 3,4 milhões de anos.

Seu fim é tema de discussão entre estudiosos não havendo consenso, razão pela qual é aceito que isso tenha ocorrido entre 4000 a.C. e 2000 a.C., a partir do momento em que a humanidade desenvolveu a metalurgia. Alguns fatos ocorridos no período seguem sendo mistérios, e é sobre alguns deles que queremos falar. Confira.

1. Gobekli Tepe

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Gobekli Tepe é conhecido como o templo mais antigo do mundo. A complexidade geométrica do espaço é um mistério para os cientistas. Localizado no sudoeste da Turquia, esse sítio arqueológico é datado do período neolítico, o trecho final da Idade da Pedra.

Ele foi descoberto em 1994, inicialmente sacudindo as teorias sobre o aparecimento da religião organizada, isto é, como uma instituição social em que as crenças e rituais são organizados e estabelecidos formalmente. Porém, até hoje, seu significado exato, suas esculturas, seu projeto arquitetônico e o objetivo de sua construção seguem sendo um enigma. 

2. A idade da Esfinge de Gizé

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Um dos pontos mais visitados em todo o mundo, a Esfinge de Gizé é um símbolo nacional do Egito, mas um enigma mundial. Isso porque não há consenso entre arqueólogos, geólogos e egiptólogos sobre sua idade. A crença popular afirma que a figura de pedra com corpo de leão e cabeça de homem usando uma coroa de faraó teria, aproximadamente, 4500 anos.

Ela teria sido erguida para Quéfren, faraó egípcio da IV Dinastia, durante o Antigo Império. No entanto, alguns egiptólogos apontam, desde o século XIX, que apesar da localização da Esfinge de Gizé, não há inscrições que ligam Quéfren a ela. Uma teoria recente sugere que sua idade seja maior, cerca de 9000 anos. Contudo, segue o mistério.

3. O sítio astronômico de Nabta Playa

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Mais antigo que Stonehenge, Nabta Playa é considerado o primeiro espaço utilizado como observatório astronômico da Terra. Sociedades antigas em diferentes lugares do mundo tinha o hábito de construir espaços circulares de pedra, alinhando-os com o Sol e as estrelas, de modo a marcar as estações do ano.

Eram espécies primitivas de calendários, que ajudavam as civilizações a determinar o momento de plantar e de colher, sem contar que serviam como templos para cerimônias, seja de celebração ou de sacrifício. Nabta Playa, mesmo não sendo o mais famoso desses lugares, é o mais antigo.

Ali, diferentes populações nômades marcaram o solstício de verão e a chegada das monções. O maior mistério que cerca o local diz respeito aos povos que ali habitaram: o que aconteceu com eles é uma pergunta ainda sem resposta.

4. Torre de Jericó

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

A Torre de Jericó é considerada o primeiro arranha-céu do mundo. Localizada na periferia de Jericó, em 1952, inúmeras teorias a seu respeito já foram levantadas. Levantada por volta de 8000 a.C., ela foi construída ao lado da Muralha de Jericó, mas não se sabe muito bem a razão. A teoria mais recente sobre ela é de dois arqueólogos da Universidade de Tel Aviv.

Acredita-se que tenha sido usada para conectar a população com as colinas ao redor e com o elemento celeste do sol poente. Ela estaria relacionada com medos e crenças primitivas cosmológicas dos aldeões que ali moravam.

5. Hipogeu de Hal Saflieni

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Malta é um arquipélago situado no Mar Mediterrâneo. Ali, foi descoberto o Hipogeu de Hal Saflieni, um cemitério pré-histórico subterrâneo, constituído por diferentes câmaras escavadas diretamente na rocha, todas interligadas e distribuídas em três níveis.

De acordo com os estudos, seus primeiros vestígios datariam de 3400 a.C., colocando-o como templo megalítico (isto é, construções pré-históricas feitas com blocos de pedra) mais antigo do mundo.

Nem tudo sobre o Hipogeu de Hal Saflieni foi descoberto, supondo-se que existam outros templos abaixo dos que já foram encontrados. Os usos dados ao espaço ainda são um mistério, sendo pesquisados para que se compreenda mais sobre os povos da Idade da Pedra.