5 fatos sobre Netuno e a foto tirada pelo James Webb

5 fatos sobre Netuno e a foto tirada pelo James Webb

O telescópio espacial internacional James Webb surpreendeu o mundo com o registro das imagens mais nítidas que já foram feitas do distante planeta Netuno. As imagens foram divulgadas oficialmente no dia 21 de setembro pela NASA, a agência espacial americana, em conjunto com a ESA, agência espacial europeia.

Tratam-se dos registros mais nítidos já feitos deste gigante planeta em mais de 30 anos, e que revelam com mais detalhes as suas principais características, como os cinco anéis em torno de Netuno, formados por partículas de rocha, gelo e poeira. Confira mais informações que foram trazidas por estas imagens, registradas pelo telescópio em julho.

1. São as melhores fotos de Netuno em mais de 30 anos 

(Fonte: BBC)(Fonte: BBC)

Os astrônomos e cientistas que trabalham com o telescópio James Webb estão exultantes com os novos registros. “É esteticamente fascinante ver essas galáxias distantes e ter uma noção de quão pequeno o gigante de gelo parece”, disse Klaus Pontoppidan, que participa da equipe que administra o James Webb.

As imagens anteriores feitas do planeta eram da expedição realizada pela nave robótica Voyager 2 em 1989. Elas revelavam pela primeira vez uma faixa de nuvens em torno de Netuno, mas não conseguia aprofundar os detalhes.

Os registros novos do James Webb trazem a possibilidade de visualizar Netuno de perto, e trazem a visão não apenas o planeta, mas de uma série de galáxias atrás dele. Uma das novas informações mais proeminentes envolve o detalhamento dos anéis de Netuno, vistos circundando o planeta com uma ligeira inclinação — em relação à posição da Terra.

2. Há nuvens de gelo em torno de Netuno

(Fonte: NASA)(Fonte: NASA)

Há, em todo o plano das imagens, pontos brilhantes que podem ser nuvens de gelo de metano. Os cientistas acreditam que este é um fenômeno que se sinaliza no céu do planeta e pode durar alguns dias. Patrick Irwin, físico planetário da Universidade de Oxford, opinou: “ninguém sabe realmente o que são essas coisas. Eles parecem ir e vir, um pouco como nuvens próximas à Terra”. Imagens futuras do telescópio Webb poderão revelar mais sobre isto.

3. O ponto brilhante é uma lua, não uma estrela

(Fonte: Yahoo!)(Fonte: Yahoo!)

Outro detalhe importante trazido pelas imagens é que elas mostram sete das 14 luas que circundam Netuno. Dentre elas, está Triton, considerada a maior lua deste planeta. Por conta da tecnologia usada para o registro, com raios infravermelhos que são invisíveis aos nossos olhos, a superfície congelada do nitrogênio de Triton faz com se tenha a impressão de que esta lua brilha tanto como uma estrela, parecendo até mais brilhante que o próprio Netuno.

A NASA se recusou a mandar uma nova missão para Triton, pois se verificou, por conta da expedição da Voyager 2, que esta é uma lua geologicamente ativa, por isso pode haver mudanças químicas na superfície do satélite.

4. Talvez as imagens revelem uma oitava lua

(Fonte: Inverse)(Fonte: Inverse)

Heidi Hammel, cientista da equipe do telescópio James Webb, afirma que as imagens podem revelar um vislumbre de Hipocampo, uma oitava lua de Netuno. Sua imagem estaria logo acima do planeta. “É muito fraco, mas está no local certo”, comentou.

As sete luas mostradas na imagem são Triton, Galatea, Naiad, Thalassa, Despina, Proteus e Larissa.

5. Os cientistas acreditam que as imagens inauguram uma nova era na astronomia

(Fonte: ESA)(Fonte: ESA)

As imagens reveladas pelo telescópio James Webb (que custou US$ 10 bilhões para ser construído) estão sendo vistas pelos cientistas como a prova real de que esta invenção tecnológica será capaz de coletar dados extraordinários. Eles já declararam que creem que o James Webb desencadeará em uma nova era de ouro para a investigação do cosmos.