5 mafiosos que governaram o submundo do crime dos EUA

5 mafiosos que governaram o submundo do crime dos EUA

Durante décadas, filmes e programas de televisão adorados, como O Poderoso Chefão e Os Sopranos, forneceram ao mundo uma breve visão de como funciona a vida dentro da máfia. Mas, embora personagens como Vito Corleone e Tony Soprano sejam inspirados em chefes da máfia da vida real, as histórias reais da máfia norte-americana são muito mais sombrias do que qualquer narrativa fictícia.

Por volta de 1920, a máfia americana se espalhou principalmente pela cidade de Nova York e seus arredores, e a situação só piorou depois que membros da máfia siciliana fugiam do regime fascista de Benito Mussolini na Itália. Conheça mais sobre cinco chefões que moldaram a história da máfia nos Estados Unidos!

1. Joe Bonanno

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Joe Bonanno subiu ao poder da máfia após a Guerra de Castellammarese, um conflito entre duas organizações criminosas ítalo-americanas. Porém, ao contrário de outros chefões da máfia, ele escreveu uma autobiografia reveladora sobre os bastidores do crime. Embora tenha violado o código de silêncio e sigilo dos mafiosos, Bonanno milagrosamente conseguiu viver em paz por mais 20 anos.

Nascido na Sicília em 1905, ele imigrou para Nova York ainda jovem. Culto do jeito que era, Bonanno subiu na hierarquia da Família Maranzano e assumiu o poder, aos 26 anos, após as mortes de Salvatore Maranzano e Joe Masseria. Ao todo, ele liderava uma das Cinco Famílias originais de mafiosos.

2. John Gotti

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Conhecido por ser o mentor do assassinato do mafioso Paul Castelano, John Gotti também era conhecido pelos apelidos “Dapper Don” e “Teflon Don” por sua habilidade de escapar da prisão. Gotti começou a trabalhar para a Família Gambino aos 12 anos e subiu na hierarquia por ser muito próximo de Aniello Dellacroce, que foi subchefe da família após a morte de Carlos Gambino em 1976.

Contudo, Gotti nunca se deu bem com Paul Castellano, o novo chefe dos Gambino. Por isso, na década de 1980, ele encomendou a morte do líder para se tornar a nova voz dentro da Família Gambino. Em 1992, Gotti foi condenado por todos os seus crimes e passou o resto da vida na prisão. Ele morreu em decorrência de um câncer em 2002.

3. Al Capone

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Embora dirigisse sua operação em Chicago, e não em Nova York, Al Capone se tornou um dos chefes da máfia mais infames de todos os tempos. Nascido de imigrantes italianos em 1899, ele entrou na máfia ainda jovem. Em 1917, Capone teve seu rosto cortado por um inimigo, passando a receber o apelido de “Scarface” (“cara de cicatriz”, em tradução livre) tempos depois. 

Muitos enxergavam Capone como o Robin Hood da máfia, com uma capacidade violenta que chocava até os seus mais próximos. Em 1929, vários rivais de Capone foram brutalmente assassinados no que ficou conhecido como “Massacre do Dia de São Valentim” e ele tornou-se o “Inimigo Público Nº 1 “. Curiosamente, o mafioso não foi preso por nenhuma dessas mortes, mas por 22 acusações de evasão de imposto de renda, em 1931. 

4. Nicky Scarfo

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Diferente de todos que já haviam se tornado chefes da máfia na Filadélfia, Nicky Scarfo governou a região com mais violência e terror que seus antecessores. Vindo de uma família ítalo-americana com fortes lanços com a máfia italiana, Scarfo rapidamente subiu ao poder. 

Aproveitando a legalização dos jogos de azar em Atlantic City, ele administrou um extenso e lucrativo empreendimento criminoso, mas também governou através do medo, da intimidação e da violência — sendo chamado de “cabeça quente”. Porém, a teimosia de Scarfo não gerou lealdade, mas sim ressentimento. Outros mafiosos acabaram testemunhando contra ele nos tribunais e ele morreu na prisão em 2017, aos 87 anos.

5. Joe Profaci

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Chefe da máfia que supervisionou uma das Cinco Famílias originais, Joe Profaci era o gângster comumente visto como inspiração para Don Corleone em O Poderoso Chefão. Nascido na Sicília em 1897, Profaci esteve supostamente envolvido com a máfia desde muito jovem. Na década de 1920, mudou-se para Nova York e estabeleceu sua influência em território norte-americano, tornando-se chefe da Família Profaci — posteriormente Família Colombo.

Contudo, Profaci não era tão hábil como Corleone em manter a paz. Sua insistência em cobrar taxas mensais de seus companheiros de gangue causou a sangrenta guerra Profaci-Gallo em 1960, que resultou em assassinatos de ambos os lados. Profaci morreu de causas naturais em 1962, enquanto a batalha continuava. Sendo assim, ele não viu seu império ruir nos anos seguintes.