6 sintomas de Alzheimer que as pessoas não conhecem

6 sintomas de Alzheimer que as pessoas não conhecem

A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência neurodegenerativa que acomete pessoas com o avançar da idade. No Brasil, estima-se que existam cerca de 1,2 milhão de casos – a maioria deles não diagnosticada. No mundo, calcula-se que existam 35,6 de pessoas com o diagnóstico desta doença.

Embora não haja cura, um diagnóstico precoce pode ajudar que estas pessoas recebam tratamentos e envelheçam melhor com a enfermidade. E embora o Alzheimer seja sempre lembrado quando há situações de esquecimento, há outros sintomas mais sutis que podem ajudar a reconhecer a doença mais cedo. Neste texto, contamos 6 indícios do Alzheimer que talvez você não saiba.

1. Alterações no sono

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

As alterações do sono podem ocorrer em qualquer fase da vida, como o surgimento de uma insônia que acontece do nada. Mas essas mudanças podem ser também indícios da doença. “Mudanças nos padrões de sono são bastante comuns em indivíduos com doença de Alzheimer. Essas mudanças podem incluir dificuldade em adormecer, despertares frequentes durante a noite e sonolência diurna. Isso não afeta apenas a qualidade de vida de quem sofre da doença, mas também representa desafios para familiares, parceiros e cuidadores”, afirma a psiquiatra Kristin Gill.

Por isso, caso você tenha notado alguma mudança repentina e inexplicada em seu padrão do sono, é recomendado procurar um médico especializado.

2. Desinteresse em atividades sociais

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Psiquiatras alertam que o afastamento de atividades sociais pode também configurar como um indicativo de Alzheimer. Isso inclui, por exemplo, o desinteresse por passatempos que antes traziam prazer para a pessoa.

Um exemplo seria alguém que curte jogar cartas todas as semanas com um grupo de amigos e, de uma hora para a outra, perde a vontade de participar. Pode ser um sintoma para ficar de olho.

3. Confusão com as palavras

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Aqui se aponta ao esquecimento de palavras normalmente usadas nas conversas diárias. Todos nós não lembramos de algum verbete de vez em quando, mas quando esses lapsos são mais frequentes, ou atingem as palavras mais comuns no nosso vocabulário, pode ser um indicativo importante da chegada do Alzheimer.

4. Julgamentos errados

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Um dado que pode indicar o começo do Alzheimer é uma mudança na capacidade de fazer avaliações responsáveis. Isso pode ocorrer quando alguém, de uma hora para a outra, passa a se tornar mais propenso a cair em golpes e a tomar atitudes pouco inteligentes.

“Um exemplo seria um indivíduo fornecer informações pessoais a estranhos ou não conseguir administrar um orçamento”, diz o neurologista Anjali Patel.

5. Trocar o lugar das coisas

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Um possível sinal do Alzheimer é quando uma pessoa começa a guardar suas coisas em um lugar errado. Eventualmente, todos nós perdemos os óculos ou o controle da TV. Mas aqui se fala de posturas mais estranhas, como guardar um tênis dentro do forno ou um copo dentro do guarda-roupa. 

Às vezes, os portadores de Alzheimer podem se esquecer de onde guardaram e até começar a acusar os outros de roubar as suas coisas.

6. Alterações no humor e na personalidade

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Quem tem algum princípio de Alzheimer pode começar a apresentar, supostamente, novas facetas de sua personalidade. Pode se tornar mais deprimido, desconfiado, ansioso ou irritado.

Outra coisa que eventualmente ocorre é a pessoa ficar mais suscetível a mudanças de humor quando algo foge da sua rotina, indo da calmaria ao humor em um tempo muito curto. Se isso não acontecia antes, pode ser um ponto que indique o início dessa doença.