Corpo de alpinista é encontrado em geleira após quase 40 anos

Corpo de alpinista é encontrado em geleira após quase 40 anos

Recentemente, os restos mortais de um humano foram encontrados em uma geleira perto do famoso pico Matterhorn na Suíça. Os testes de DNA feitos no material biológico confirmaram que o cadáver em questão é de um alpinista alemão que teria desaparecido na região em 1986.

Na visão dos pesquisadores, a descoberta é apenas a mais recente de uma série de segredos escondidos nas geleiras alpinas — os quais estão surgindo aos poucos por conta das mudanças climáticas. O corpo foi encontrado ainda no início de julho por alpinistas que cruzavam a geleira Theodul, acima da comuna de Zermatt. Entenda mais sobre o caso!

Busca pelo cadáver

(Fonte: Polícia Suíça/Divulgação)(Fonte: Polícia Suíça/Divulgação)

Enquanto passeavam pela região, um grupo de alpinistas identificou uma bota de caminhada e crampons, uma peça feita para ajudar na escalada, emergindo do gelo. Rapidamente, o grupo acionou as autoridades locais, que logo fizeram os primeiros testes para identificar de quem era o cadáver em questão.

A análise de DNA mostrou que o corpo era de um alpinista alemão desaparecido há 37 anos. Na época de seu sumiço, uma grande operação de busca foi feita para tentar resgatá-lo, mas não foi possível encontrar qualquer resquício do aventureiro. A polícia da Suíça não quis revelar o nome do alpinista, mas afirmou que o rapaz tinha 38 anos quando sumiu durante uma caminhada.

A geleira Theodul, assim como as geleiras dos Alpes, tem demonstrado um recuo expressivo nos últimos anos — resultado do iminente aquecimento global que atinge a Terra. Ela faz parte de uma famosa região suíça de esqui, a qual recebe visitantes durante todo o ano. 

Ao longo das últimas décadas, os campos de gelo alpinos têm se mostrado especialmente sensíveis ao derretimento. Até a década de 1980, Theodul ainda era conectada a geleira vizinha Gorner. No entanto, as peças de gelo se separaram e foram se afastando aos poucos por conta dos aumentos de temperatura. 

Descobertas nas geleiras

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Quase todo verão, o derretimento do gelo nessa parte do mundo tem mostrado descobertas surpreendentes ou alguém que ficou perdido por décadas. Em 2022, os destroços de um avião que caiu em 1968 acabaram emergindo na geleira Aletsch. Em 2014, por sua vez, o corpo do alpinista britânico Jonathan Conville foi descoberto por um piloto de helicóptero que sobrevoava a região de Matterhorn. Conville estava sumido desde 1979.

Um ano depois, mais dois alpinistas japoneses foram descobertos na borda da geleira Matterhorn. A dupla havia desaparecido em uma tempestade de neve em 1970. O derretimento na região tem sido tão intenso que até mesmo a fronteira entre Suíça e Itália foi alterada por conta disso.

A fronteira foi originalmente estabelecida na divisão de drenagem, ou o ponto em que a água derretida desce em direção a um país ou outro. Com o encolhimento da geleira, isso significa que a posição da divisão de drenagem também foi alterada. O famoso chalé italiano Rifugio Guide del Celvino, por exemplo, agora está tecnicamente dentro da Suíça.