Campeonato de arrumação de camas vira 'febre' na China

Campeonato de arrumação de camas vira 'febre' na China

O clipe de uma competição acirrada na China viralizou recentemente nas redes sociais: o torneio de arrumação de camas. Promovido por hotéis de luxo do país, as disputas revelam a destreza e dedicação dos camareiros e camareiras e acabam por estabelecer um benchmark em quesitos como tempo médio, padrão de limpeza, avaliação dos usuários e consistência.

Em um desses vídeos, exibido no TikTok, dois jovens “deslizam” em torno de camas, esticando de forma elegante os lençóis com movimentos suaves, e conferindo a ausência de vincos ao fixá-los. Em seguida, deixam cair sobre as camas os edredons, finalizando com a arrumação das fronhas. É inimaginável como uma atividade corriqueira pode ganhar contornos artísticos.

Além de dar oportunidade aos empregados dos hotéis a mostrar sua proficiência no serviço, diz o site de um dos hotéis que promovem a competição, ela também “impulsiona o desenvolvimento do mercado de suprimentos para hotéis”. Não se trata apenas de uma competição de velocidade; os competidores devem também cumprir algumas regras de etiqueta e prestar muita atenção aos detalhes.

Competições de cama-posta são uma nova “febre” na China

Quem quiser saber mais sobre essas competições de cama-posta pode pesquisar pelo termo bed-making em plataformas como o YouTube e o TikTok, e irá encontrar centenas de vídeos de diversas competições, regionais e nacionais, que são realizadas em todo o país asiático. É um indicativo de que essas disputas se transformaram em uma nova “febre” após a reabertura dos hotéis depois da pandemia.

Além do tempo de conclusão do trabalho, os jurados estão sempre ligados em uma série de quesitos, como a sobreposição perfeita das bordas dos dois colchões, a centralização dos lençóis da cama e, não menos importante, se os cantos da capa do edredon e das fronhas estão corretamente preenchidos. Também são pontuados alguns elementos decorativos, como esculturas de animais feitas com toalhas, flores artificiais e outros detalhes criativos.

Finalmente, alguns dos fatores mais observados pelos juízes são: a atitude, a altivez e a fluidez de movimentos dos participantes. Por isso, eles andam com extrema rapidez ao redor das camas, para concluir rapidamente suas tarefas, mas jamais correm. Como é comum na cultura oriental, equilíbrio e perfeição são sempre privilegiados. Os vencedores dos concursos recebem prêmios em dinheiro e reconhecimento público.