Conheça a Geração Alpha, a mais jovem do planeta

Conheça a Geração Alpha, a mais jovem do planeta

Dentro de uma sociedade, por mais que cultivemos muitas características únicas no âmbito individual, partilhamos de tantas outras de forma coletiva, entre pessoas de uma mesma geração.

Diante dessa percepção, surgiram nomenclaturas para designar gerações de diferentes períodos, como os Baby Boomers, nascidos entre 1947 e 1963; a Geração X, entre 1964 e 1983; os Millennials, entre 1984 e 1995; e a Geração Z, que surgiu no intervalo de tempo a seguir, entre os anos de 1995 e 2009.

Já para aqueles que nasceram a partir de 2010, e para os que nascerão até o fim de 2025, há outra denominação: Geração Alpha. Você sabe quais são as características presentes nela?

Conhecendo a geração Alpha

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Começando pelo fato que se trata da primeira geração que teve acesso a celulares e dispositivos móveis desde a infância, dá para ter uma noção das diferenças substanciais da Geração Alpha em relação às anteriores. Quem faz parte da Alpha se destaca pela agilidade, curiosidade e extrema facilidade em realizar múltiplas tarefas. Por outro lado, ter foco numa única atividade pode ser desafiador para esse público.

E isso não ocorre à toa, afinal, a atenção dessa geração é disputada por inúmeros estímulos presentes no universo digital. Como consequência, eles deverão dominar a internet, ultrapassando a Geração Z, já que a tecnologia está tão presente na vida deles.

O futuro para a geração Alpha

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

A Geração Alpha deve deixar a sua marca de um jeito único, e embora ela esteja bastante suscetível ao que deve ocorrer no mundo nos próximos anos, o mercado está de olho nela. Tudo isso com o objetivo de atender aos gostos e as demandas desse grupo. Sob esse aspecto, de forma semelhante ao percebido na Geração Y, a lealdade às marcas deve ser um traço mais evidente.

O senso de humor, por sua vez, tende a ser único — justificando o motivo de muitos adultos da Geração Z ficarem confusos com alguns memes que já viralizaram nas redes sociais. Os membros da Alpha consomem muito conteúdo interativo, conversam enquanto jogam online e, portanto, também cultivam amizades no mundo digital.

Mas, afinal, tanto se fala sobre os perigos do excesso de uso de telas. Como isso pode impactar a geração Alpha?

As implicações da conectividade

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Nesse debate, não existe consenso. Há quem considere que esse excesso de conectividade acabe se refletindo na famosa distorção de imagem estimulada pelas redes sociais, o que pode gerar ansiedade em meio à obrigação de ser perfeito. Os filtros aplicados nas fotos e os posts que mostram recortes da vida já dão uma amostra disso atualmente.

Mas vale destacar outro aspecto mais concreto: as crianças da Geração Alpha vivenciaram um lado sombrio da pandemia de covid-19, com as aulas remotas que reduziram drasticamente a interação e as experiências presentes no ambiente escolar. Os nascidos nesse período estão com menos de cinco anos, inclusive.

Como consequência, além do declínio do bem-estar em meio a um período de crescimento e aprendizagem, existe receio que o comportamento e o próprio desenvolvimento emocional dessa geração sejam afetados. Na prática, lidar com conflitos e tantos outros diferentes aspectos da interação cotidiana poderá ser ainda mais desafiador para eles.

No final das contas, todas as diferentes gerações não estão separadas por uma barreira, e por isso, não devemos esquecer a importância de incentivar a constante troca de ideias e experiências entre todos, que tende a ser o caminho para superar obstáculos.