Conheça o Museu de Arte Zaishui, o extraordinário prédio flutuante de 1 km da China

Conheça o Museu de Arte Zaishui, o extraordinário prédio flutuante de 1 km da China

Explorando a fusão inovadora entre arquitetura e natureza, o Museu de Arte Zaishui chinês é uma obra-prima de 1 quilômetro de extensão, projetada pela empresa japonesa de arquitetura Junya.ishigami+associates.

Esse museu único, situado em um lago artificial, incorpora uma arquitetura ondulante que se integra harmoniosamente com o ambiente, proporcionando uma experiência única para os visitantes.

Uma sinfonia entre a arte e a natureza

(Fonte: arch-exist/Reprodução)(Fonte: HeZhenhuan/arch-exist/Reprodução)

Explorar o cenário arquitetônico chinês é um desafio, com regulamentações locais, características únicas da paisagem e influências culturais distintas. Nesse cenário, o projeto do museu flutuante responde aos desafios com inovação, integrando-se criativamente ao ambiente.

O Museu de Arte Zaishui, localizado em Rizhao, província de Shandong, é mais do que um espaço expositivo; é uma fusão inovadora entre a arquitetura contemporânea e a natureza circundante. A construção apresenta uma arquitetura suavemente curvada, composta principalmente de concreto armado com aço e vidro.

A edificação estende-se por 1 quilômetro sobre um lago artificial, onde a água é integrada à estrutura, criando uma nova fronteira entre o ambiente aquático e a arquitetura. Seções do vidro podem ser abertas, permitindo a entrada da brisa, enquanto outras áreas, abaixo da linha d’água, apresentam aberturas para o escoamento da água.

Interior dinâmico e panorama chinês

(Fonte: arch-exist/Reprodução)(Fonte: HeZhenhuan/arch-exist/Reprodução)

O interior do museu não apenas abriga exposições, mas também serve como espaço comercial e centro de visitantes. O design flexível permite uma fácil alteração do conteúdo das exposições, adaptando-se às mudanças sazonais ou temáticas. No ambiente interno, a cena interna que se conecta de maneira fluida com a paisagem externa proporciona uma experiência única.

Os associados da empresa responsável destacaram a interação única com as estações do ano, em que no inverno, o lago externo congela, criando uma experiência visual única. O líquido sob o gelo flui para dentro do edifício, antecipando a primavera, criando uma narrativa dinâmica ao longo do ano.

Museu de Astronomia de Xangai. (Fonte: Getty Images)Museu de Astronomia de Xangai. (Fonte: Getty Images)

A China, conhecida por seus museus incríveis, vê o Museu de Arte Zaishui se juntar a outras joias arquitetônicas, como o Museu de Astronomia de Xangai, o Museu de Ficção Científica de Chengdu e o Museu de Ciência e Tecnologia de Hainan. Esse museu flutuante não é apenas uma atração arquitetônica, mas um testemunho da inovação e criatividade no campo da arquitetura na China.

O Museu de Arte Zaishui representa um passo inovador na abordagem da relação entre a arquitetura e o ambiente na China. Ao se integrar à paisagem, o museu redefine a conexão entre o natural e o construído pelo homem. O projeto visionário oferece não apenas uma experiência arquitetônica, mas uma jornada envolvente que se adapta às nuances da natureza e suas mudanças.