Duas novas espécies de tubarões de 300 milhões de anos são descobertas nos EUA

Duas novas espécies de tubarões de 300 milhões de anos são descobertas nos EUA

O Mammoth Cave National Park, nos Estados Unidos, é um sistema de cavernas completamente gigantesco. Na realidade, com seus 686 km de comprimento, ele é o maior sistema de cavernas do mundo todo, fornecendo as mais variadas descobertas para os cientistas. As mais recentes são duas novas espécies de tubarões antigos, que se acredita terem vivido há mais de 325 milhões de anos.

Ambas as espécies foram identificadas a partir de fósseis coletados na região. Os animais receberam os nomes científicos de Troglocladodus trimblei e Glikmanius careforum, cada um apresentando características bastante únicas que contam mais sobre seus passados.

Animais extraordinários

(Fonte: Benji Paynose/Reprodução)(Fonte: Benji Paynose/National Park Service/Reprodução)

Foi através dos dentes adultos e juvenis que os paleontólogos que trabalharam no Mammoth Cave National Park conseguiram classificar o T. trimblei, um tubarão que se estima ter atingido cerca de 3 a 3,6 metros de comprimento. Essa criatura também representa uma nova espécie e gênero de tubarão no mundo. Seu nome foi uma homenagem ao superintendente do parque Barclay Trimble, que encontrou o primeiro espécime em 2019.

Já o segundo tubarão, G. careforum, foi identificado a partir de dentes e um conjunto parcial de mandíbulas e guelras descobertas em diferentes regiões do sistema de cavernas. Embora seu gênero já fosse conhecido pela ciência, o fóssil de cartilagem encontrado foi o primeiro do tipo para essas criaturas. Os dados descobertos no Mammoth Cave National Park indicam que a espécie pode ter surgido 50 milhões de anos antes do que se pensava anteriormente.

Segundo os pesquisadores, o G. careforum tinha aproximadamente o mesmo tamanho que o T. trimblei, enquanto o formato da sua mandíbula indica que provavelmente esses animais tinham uma cabeça curta e com uma mordida poderosa. Inclusive, essa mordida teria sido direcionada a tubarões menores ou peixes ósseos — suas presas mais comuns.

Trabalho incessante

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Conforme revelado pelos paleontólogos, ambas as novas espécies pertenciam aos Ctenacantos, uma ordem extinta de peixes caracterizada por dentes multicúspides e espinhos nas barbatanas dorsais. Imagina-se que eles teriam caçado ao longo das costas que hoje constituem os estados de Kentucky e Alabama, nos EUA, cerca de 325 milhões de anos atrás.

Nessa altura, a região fazia parte de uma antiga rota marítima que ligava o que mais tarde se tornaria o leste da América do Norte, a Europa e o norte da África. Os fósseis foram descobertos como parte de um projeto colaborativo em andamento nos Parques Nacionais do país pelo Inventário de Recursos Paleontológicos (PRI), que visa pesquisar fósseis, avaliar sua importância e identificar como eles podem ser preservados.

Desde o início desta empreitada, pelo menos 70 espécies de peixes antigos foram identificadas a partir de amostras coletadas na Mammoth Cave. “Nossa equipe do parque tem a honra de trabalhar ao lado do Programa de Paleontologia do Serviço Nacional de Parques e agora do Departamento de Ciências Geológicas da Universidade do Alabama, cujos esforços coordenados tornaram este último anúncio possível”, comemorou Barclay Trimble em comunicado oficial. 

https://www.nps.gov/maca/learn/news/two-new-species-of-ancient-sharks-identified-through-research-at-mammoth-cave-national-park.htm