Por que o Ano do Dragão é tão importante no calendário chinês?

Por que o Ano do Dragão é tão importante no calendário chinês?

O Ano do Dragão no zodíaco chinês é envolto em mistério e reverência, sendo considerado um período de extraordinária sorte e prosperidade. No calendário seguido pelo Ano Novo chinês em 2024, o dragão começou seu regime no dia 10 de fevereiro.

Muito antes de ser atribuído ao horóscopo, o dragão já adornava a arte chinesa com suas características únicas. Com cabeça de leão, garras, escamas brilhantes e barbas, a criatura é uma figura ambígua, mas poderosa.+

Na mitologia chinesa, o dragão governa as chuvas e os céus, sendo uma divindade da natureza que molda as estações. A singularidade do dragão como o único animal mitológico no zodíaco chinês adiciona camadas de significado, tornando-o símbolo de benevolência e poder imperial.

Origens do zodíaco chinês

Zodíaco chinês. (Fonte: Getty Images)Zodíaco chinês. (Fonte: Getty Images)

O zodíaco chinês tem raízes que remontam aos Reinos Combatentes, mas sua formalização e associação específica com animais ganhou destaque durante a dinastia Han, que governou de 206 a.C. a 220 d.C. A lenda do zodíaco, datada desse período, narra uma corrida convocada por uma divindade, onde os primeiros doze animais a completarem o percurso seriam incluídos no calendário zodiacal.

A ordem dos animais no horóscopo chinês é a seguinte: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cão e Porco. Cada animal representa um ano em um ciclo de doze anos, com características e atributos específicos associados a cada signo.

O Ano do Dragão e seu impacto na sociedade chinesa

O Ano do Dragão é marcado pelo aumento das taxas de natalidade na China. (Fonte: Getty Images)O Ano do Dragão é marcado pelo aumento das taxas de natalidade na China. (Fonte: Getty Images)

No ciclo de 12 anos do calendário chinês, o Ano do Dragão ocupa o quinto lugar. O dragão é considerado uma figura suprema que inspira respeito e infunde esperança nos que compartilham esse signo. Além disso, ele governa o elemento madeira, que simboliza crescimento, vitalidade e expansão, sugerindo que o ano sob a regência do dragão é propício para avanços significativos, tanto pessoais quanto coletivos.

Durante a regência do dragão, a taxa de natalidade na China aumenta significativamente, impulsionada pela crença de que crianças nascidas sob esse signo estão destinadas ao sucesso. Além de influenciar as taxas de natalidade, o período é marcado por um aumento nas atividades econômicas e comerciais devido à forte crença na boa sorte associada ao dragão, estimulando empreendimentos e investimentos e criando uma atmosfera de prosperidade antecipada.

O dragão é um emblema cultural inigualável na China. Além de sua presença marcante no Ano do Dragão, ele moldou as práticas religiosas, influenciou a cultura agrícola e consolidou-se como um símbolo da prosperidade, da boa sorte e do poder. Ao adentrarmos o próximo Ano do Dragão, somos lembrados não apenas de uma criatura mitológica, mas de um elemento vivo e pulsante que continua a dar vida à rica tapeçaria cultural chinesa.