Incrível mosaico de Medusa é descoberto em casa da era romana na Espanha

Incrível mosaico de Medusa é descoberto em casa da era romana na Espanha

Enquanto escavavam o sítio arqueológico de Huerta de Otero em Mérida, na Espanha, um grupo de arqueólogos fizeram uma descoberta impressionante: um mosaico romano do século II que representava a figura mitológica górgona de Medusa. A descoberta foi apresentada com orgulho pela Prefeitura de Mérida em suas redes sociais.

“Esse é o resultado das últimas escavações realizadas pelos alunos-trabalhadores da Escola Profissional Barraeca II da Câmara Municipal”, dizia a postagem. O mosaico de 30 m² também mostra a imagem de animais como peixes e pavões, além da temível cabeça da própria medusa. Veja mais sobre essa incrível descoberta arqueológica!

Mitologia romana

(Fonte: Câmara Municipal de Mérida)(Fonte: Câmara Municipal de Mérida)

Dentro da mitologia pagã, a Medusa era uma das três górgonas — irmãs que tinham cobras como cabelo. Segundo a lenda, ela foi amaldiçoada por Atena (ou Minerva) com o terrível poder de transformar qualquer coisa que a olhasse em pedra. O mito ainda afirma que ela acabou sendo morta e decapitada por Perseu, que usou sua cabeça como arma.

A representação de Medusa encontrada em Mérida é algo típico da arte romana. Enquanto os gregos a enxergavam como uma criatura horrenda, dando destaque para seus cabelos de cobra e dentes pontudos, os romanos davam a ela cachos esvoaçantes e modelavam seu rosto após Alexandre, o Grande.

Além disso, os pesquisadores acreditam que, pelo fato do mosaico ser multicolorido, existem fortes indícios de que ele tenha sido construído no século II. As escavações no sítio de Huerta de Otero começaram em 1976, mas só foram intensificadas em 2019. Desde então, a natureza excepcional da região tem sido revelada.

Representação artística

(Fonte: Câmara Municipal de Mérida)(Fonte: Câmara Municipal de Mérida)

De acordo com os arqueólogos que trabalharam no local, o mosaico de Medusa provavelmente decorava uma das partes mais grandiosas da casa onde foi encontrada, o que possivelmente era uma sala de jantar. Essa obra de arte é apenas uma das muitas descobertas incríveis feitas em Huerta de Otero até agora.

Os escavadores também encontraram uma sala secreta construída atrás das paredes da fundação romana, o que provavelmente teria sido um módulo de fuga para casos de invasores. Descobertas como o mosaico da Medusa são duplamente emocionantes não só porque fazem parte da história da região, mas também por que foram feitas por jovens alunos arqueólogos do país.

A Prefeitura de Mérida tem como objetivo continuar com as escavações no sítio arqueológico na esperança de realizar ainda mais descobertas. Como o local foi esquecido por centenas de anos, é bem provável que muitas coisas ainda estejam escondidas por debaixo do solo.

Todos os artefatos romanos escavados na região devem ser levados futuramente para algum museu, onde poderão ser apreciados pelo público nas próximas gerações. Por fim, as autoridades locais entendem que o maior desafio no momento é valorizar essa região para que mais pessoas aprendam a apreciá-la.