'Baleia-colossal': o animal mais pesado que já existiu no mundo

'Baleia-colossal': o animal mais pesado que já existiu no mundo

Há 39 milhões de anos, uma colossal espécie antiga de baleia nadava pela Terra, é o que diz um estudo publicano na revista Nature. A criatura era um verdadeiro peso-pesado, pesando mais que o dobro de uma baleia-azul e provavelmente ganhando o título de animal conhecido mais pesado que já existiu.

A espécie recentemente ganhou o nome científico de Perucetus colossus, que fazia parte dos basilosaurídeos — uma família de cetáceos já extintos. Estima-se que sua massa corporal tinha de 85 a 340 toneladas, e podia medir até 20 metros de comprimento.

Descoberta histórica

(Fonte: Alberto Gennari)(Fonte: Alberto Gennari)

Os restos mortais parciais desse monstruoso mamífero marinho foram descobertos por paleontólogos na província de Ica, no sul do Peru, há quase 30 anos. Desde então, os pesquisadores foram capazes de desenterrar 13 vértebras, quatro costelas e um osso do quadril. O estudo faz parte de um projeto do Museu Estadual de História Natural de Stuttgart para encontrar fósseis na região.

De acordo com o principal autor, Eli Amson, foi necessário muito cuidado e esforço para trabalhar na região. “Desenterrar os fósseis levou muito tempo por causa de seu tamanho. Cada vértebra sozinha pesa 150 quilos”, explicou. Como só encontraram um número limitado de ossos do P. colossus, as estimativas feitas pelos especialistas não são completamente exatas.

Tendo em mente que muitos dos restos mortais deste animal se deterioraram com o tempo — incluindo todos os seus tecidos moles — as previsões são baseadas na proporção dos ossos do corpo em relação a outras baleias. Como os ossos recuperados são muito densos, isso significa que esse animal provavelmente pesava muito. 

Anatomia da espécie

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Para compensar o pesado esqueleto que carregavam, a equipe de pesquisadores acredita que os tecidos moles dessa baleia muito provavelmente eram mais leves do que os ossos. Isso criaria uma medida de compensação de peso e ajudaria a espécie a se tornar mais flutuante, de acordo com o estudo.

Como resultado, o P. colossus deveria ter uma aparência no mínimo estranha. Na visão dos paleontólogos envolvidos na pesquisa, é possível que essa baleia fosse comparada a um peixe-boi moderno, mas com uma cabeça minúscula, um corpo completamente colossal e nadadeiras bem pequenas. 

Em termos de peso, essa antiga baleia era definitivamente mais volumosa do que uma baleia-azul, o que não significa que ela também era maior. Na comparação de comprimento total de corpo, essa incrível criatura era menor do que uma baleia-azul, medindo 20 metros de comprimento. Tendo em mente que é difícil estimar exatamente a proporção de gordura e tecidos moles que cercavam o esqueleto deste animal, os cientistas mantiveram uma abordagem conservadora em seus números.

De todo modo, é inegável que o Perucetus colossus era claramente um animal gigantesco e muito pesado e que sua descoberta é um marco histórico para entendermos o passado de nosso planeta. Atualmente, o espécime descoberto está exibido no Museu de História Natural de Lima.