Quantos anos têm os planetas do Sistema Solar?

Quantos anos têm os planetas do Sistema Solar?

Quando falamos sobre o espaço sideral, muitos mistérios permanecem não resolvidos — até mesmo vários dentro do nosso próprio Sistema Solar. Porém, a humanidade evoluiu para conseguir desvendar pelo menos quando e como boa parte do que está ao nosso redor se formou, o que incluiu asteroides e planetas.

O Sistema Solar formou-se há 4,568 bilhões de anos, quando uma enorme nuvem de poeira e gás cósmico se expandiu. Quando uma das estrelas mais próximas explodiu violentamente, transformando-se numa supernova, a gravidade do Sol começou a movimentar tudo ao seu redor e astros se realinharam em forma de disco.

Idade dos planetas

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Agora que você tem uma noção da idade aproximada do nosso Sistema Solar, a pergunta que não quer calar é quando os planetas dentro dele começaram a existir? Curiosamente, todos eles se formaram relativamente no mesmo período, mas com algumas pequenas diferenças de tempo.

A ordem dos mais novos para os mais velhos é a seguinte:

  • Mercúrio, Vênus, Terra e Marte: 4,503 bilhões de anos;
  • Saturno, Urano e Netuno: 4,543 bilhões de anos;
  • Júpiter: 4,564 bilhões de anos.

É importante ressaltar que essas são estimativas muito grosseiras de como tudo aconteceu, uma vez que ainda não somos capazes — e talvez nunca conseguiremos ser — de formar datas exatas de algo tão distante do agora. No entanto, sabemos que a Terra é uma das mais novas entre todos os planetas.

Quando se trata de datas cósmicas de tal magnitude, a falta de dados sobre a formação do Sistema Solar e do progresso evolutivo dos planetas atrapalha bastante. Contudo, se olharmos os números apontados anteriormente, é possível constatar que Júpiter é o mais velho entre todos.

Inclusive, Júpiter é tão velho que se formou apenas 3 milhões de anos depois do Sol, nas bordas de um Sistema Solar primitivo, onde a gravidade era reduzida e uma maior quantidade de materiais o permitiam crescer.

Formação dos astros

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Os planetas, assim como as luas, asteroides e tudo mais dentro do Sistema Solar, se formaram a partir de uma pequena fração de material da região que não foi incorporada pelo Sol quando estava se expandido. Esse mesmo material formou um disco maciço em torno da estrela bebê, que a cercou por cerca de 100 milhões de anos.

Durante esse período, planetas e luas foram se agrupando. O modelo mais amplo aceitado por cientistas a respeito da formação dos planetas é o chamado “acreção central”. Essa teoria afirma que, 4,6 bilhões de anos atrás, o Sistema Solar era apenas uma jovem nuvem de poeira e gás.

A gravidade dessa nebulosa solar passou a girar sob efeito da gravidade e derrubou materiais sobre si mesma. Assim, o Sol formou-se no centro da nebulosa e seu calor varreu elementos mais leves, como hidrogênio e hélio para longe. Porém, quando mais longe do centro do Sistema Solar, esses mesmos elementos foram menos impactados, fundindo-se com gigantes gasosos e formando os planetas que conhecemos.