Telescópio James Webb registra 'ponto de interrogação' no espaço

Telescópio James Webb registra 'ponto de interrogação' no espaço

Investigando as origens do universo desde o seu lançamento, no final de 2021, o telescópio James Webb fez, recentemente, um registro bastante curioso. As lentes do poderoso equipamento capturaram a imagem de um “ponto de interrogação” no espaço, intrigando os cientistas.

Divulgada na última quarta-feira (26) pela equipe de especialistas da Agência Espacial Europeia (ESA), a foto do objeto em forma de ponto de interrogação viralizou na internet. E não demorou para que fossem levantadas as mais diversas teorias a respeito da sua origem.

Tudo começou com a fotografia de duas jovens estrelas em formação, a uma distância de 1.470 anos-luz da Terra. Localizadas na constelação de Vela, as estrelas Herbig-Haro 46/47 surgem em meio a um disco de material responsável por alimentá-las durante o crescimento, ao longo de milhões de anos.

a(Fonte: Live Science/Reprodução)

Mas o que chama a atenção é a imagem inusitada aparecendo ao fundo do registro das estrelas bebês em sua atividade de formação, feita pela câmera de infravermelho do James Webb. Ao dar um zoom na fotografia, os pesquisadores da ESA visualizaram o misterioso ponto de interrogação cósmico.

O que é?

Os astrônomos ainda não têm certeza sobre o que é o ponto de interrogação espacial fotografado pelo telescópio James Webb. Mas o formato inusitado e as cores do objeto trazem algumas pistas que podem ajudar a solucionar este novo mistério espacial.

Uma das possibilidades é que estejamos olhando para um conjunto de galáxias interagindo, de acordo com o Space Telescope Science Institute (STScl), que cuida das operações científicas do equipamento espacial. Ao Space.com, especialistas da entidade disseram que o formato diferente teria sido causado pela interação entre elas.

a(Fonte: Live Science/Reprodução)

Ainda conforme o STScl, a cor vermelha registrada na imagem significa que o objeto está muito distante. Além disso, o instituto ressalta que o ponto de interrogação foi visto pela primeira vez agora, sendo necessário um acompanhamento por mais tempo para ter certeza do que se trata.

Já para o professor da Universidade Estadual de Illinois (Estados Unidos), Matt Caplan, o James Webb capturou a fusão de duas galáxias, com a parte superior da interrogação representando uma área da galáxia maior sendo “engolida”. O acadêmico citou várias outras hipóteses, mas descartou a possibilidade de se tratar de uma estrela.

Aliens tentando contato?

É claro que surgiram teorias associando o sinal de interrogação no espaço registrado pelo James Webb a uma suposta mensagem enviada por seres extraterrestres. Estariam os alienígenas tentando fazer contato por meio do tradicional sinal de pontuação, questionando algo?

Mesmo sem saber, ainda, do que se trata o objeto, esta possibilidade não chega a ser considerada pelos cientistas, como explicado acima, devido às suas características. Os especialistas também destacam que muitas descobertas curiosas como esta, feitas pelo poderoso telescópio, estão por vir, uma vez que ele possibilita vasculhar regiões distantes do espaço em resoluções nunca utilizadas anteriormente.