O que as pessoas comiam na cidade de Pompeia?

O que as pessoas comiam na cidade de Pompeia?

Quando um grupo de arqueólogos descobriu em junho deste ano uma pintura de quase 2 mil anos semelhante ao que parece ser uma pizza nas paredes da cidade de Pompeia, muitas teorias passaram a ser criadas. Embora a fatia de pizza ilustrada, feita de pão achatado, pudesse ter carnes, vegetais ou frutas por cima, um elemento não podia ser encontrado: tomates.

Isso porque a fruta só chegaria na Europa no século XVI, muito tempo depois do Monte Vesúvio ter entrado em erupção e dizimado as antigas cidades romanas de Pompeia e Herculano em 79 d.C. Contudo, mesmo que esses povos não tenham aproveitado as pizzas modernas, quais eram seus pratos favoritos? Veja só o que diz a ciência!

Busca por alimentos

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Após a descoberta do afresco de “pizza” em Pompeia, arqueólogos e historiadores passaram a fazer buscas pelo que aquele povo de fato comia. Durante essas buscas, foi descoberto que a população local utilizava muitos condimentos ricos em umami, arganaz recheado e um dos primeiros ancestrais de lasanha.

Todas essas descobertas fazem parte do motivo de Pompeia ser um sítio arqueológico tão importante e único. Embora a erupção do Vesúvio tenha acabado com a cidade usando uma força 100 mil vezes mais poderosa do que as bombas atômicas lançadas sobre o Japão na Segunda Guerra Mundial, nem tudo foi queimado e destruído por lava.

Em vez disso, uma escaldante nuvem de gás e cinzas gerada pelo vulcão quase que imediatamente carbonizou e presentou boa parte da matéria orgânica da região, incluindo alimentos. Em 1930, por exemplo, um pão perfeitamente preservado foi encontrado em um forno em Herculano.

Os sabores de Pompeia

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Um fato curioso sobre as comidas mais populares de Pompeia é que elas carregavam um sabor que só recentemente aprendemos a diferenciar no paladar: umami. Essa é a palavra japonesa que se refere ao quinto sabor sentido pelos humanos, que funciona como uma mistura de salgado e picante.

O maior exemplo disso era o garum, um molho à base de peixe bastante usado pelos pompeianos, ricos e pobres, quase como se fosse um ketchup. Evidências do que a população local comia foram descobertas carbonizadas. No entanto, receitas escritas em papiro também oferecem algumas pistas sobre os pratos prediletos da região.

Um favorito do povo era o “ancestral da lasanha”, que nada mais era do que várias camadas de massa recheadas com carne e queijo ricota. A maioria dos alimentos consumidos em Pompeia não usavam muito tempero. Embora os antigos romanos tivessem sal em abundância, outros sabores não eram comuns.

Por esse motivo, o Império Romano passou a trocar com a Índia por especiarias como cinábrio e pimenta — mas apenas os ricos tinham dinheiro para esses temperos. Logo, o cidadão comum da região estava acostumado a fazer receitas sem muito gosto, mas que serviram como inspiração para vários pratos tradicionais dentro da culinária italiana.