Pássaro rosa raro é avistado no Wisconsin após 178 anos

Pássaro rosa raro é avistado no Wisconsin após 178 anos

Uma visita surpreendente chocou os habitantes do estado do Wisconsin, nos Estados Unidos, durante os últimos dias. Recentemente, um colhereiro-róseo foi avistado rondando perto de Green Bay, no nordeste da região. Essa é uma notável ave pernalta aquática com um bico largo e achatado, a qual chama bastante atenção por sua coloração rosa bem distinta.

A ocorrência marca a primeira vez que alguém relatou ter visto um colhereiro no Wisconsin desde 1845, quando uma dessas aves foi encontrada morta na região de Rock County. Sendo assim, foram necessários 178 anos para que um espécime aparecesse no estado. Saiba mais sobre o caso nos próximos parágrafos!

A vida dos colhereiros

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Avistar um colhereiro-róseo nos estados mais ao norte dos EUA é algo extremamente incomum. Normalmente, essas aves passam o maior tempo de suas vidas em climas mais quentes do sul ao longo do Golfo do México, como o sudoeste da Flórida e o sudoeste do Texas. Além disso, esses são animais bem comuns em partes da América Central e da América do Sul.

Portanto, ainda não está claro como e por que um colhereiro acabou parando no Wisconsin, onde foi visto ao lado de outras aves aquáticas na Área de Conservação Ken Euers e também na área de restauração de Cat Island. Contudo, não é tão raro que pássaros se percam em seus voos de migração.

Em 2023, o clima tempestuoso na região pode ter empurrado alguns colhereiros como este, o qual acredita-se ser um jovem, para longe de seus habitats naturais. Por coincidência, outros dois colhereiros também foram vistos recentemente em Washington, DC — outra região dos Estados Unidos que não está muito habituada em ter a espécie por perto.

Mudança para o norte

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Embora a presença de um colhereiro-róseo no Wisconsin seja algo não visto há quase dois séculos, tais avistamentos não são totalmente inéditos no norte dos EUA. Em 2018 e em 2021, estudos registraram um número maior do que o normal dessas aves mudando-se para os estados na parte de cima do país.

Esses pássaros tropicais foram avistados em áreas como New England e os chamados Grandes Lagos, com algumas aparições em Long Island, no estado de Nova York. Eventos generalizados desse tipo, segundo pesquisadores, podem ser motivados por uma temporada de reprodução bem-sucedida de colhereiros em seu habitat natural mais ao sul.

Quando as aves se multiplicam rapidamente e observam um aumento espontâneo de sua população, é comum que alguns jovens voem mais longe do que o normal para buscar alimentos. Logo, isso aumenta as chances de que observadores de aves encontrem colhereiros em estados inusitados.

“Encontrar pássaros como este é como uma caça ao tesouro”, afirmou Adam Sinkula, um observador do Wisconsin, em entrevista ao canal Fox 11 News. Os sortudos que tiveram a chance de ver essa belíssima criatura de perto devem agradecer pela oportunidade, uma vez que não existem garantias de que os colhereiros-róseos voltarão para a região tão cedo.