Tubarão-baleia é devorado por orca em vídeo raro

Tubarão-baleia é devorado por orca em vídeo raro

Imagens raras e chocantes feitas na costa de Baja Califórnia, no México, chamaram a atenção de biólogos marinhos no início deste ano. Em um vídeo feito por mergulhadores, é possível ver uma orca rasgando e se alimentando do fígado de um tubarão-baleia, uma das maiores espécie de tubarão conhecidas no mundo. 

As imagens relevam a orca nadando de cabeça para baixo sob o tubarão e mastigando a parte inferior de seu corpo, com grandes quantidades de sangue saindo da ferida. Após terminar sua refeição, o cetáceo voltou à superfície enquanto o corpo de sua vítima afundou no oceano.

Confronto de gigantes

O vídeo em questão foi feito por James Moskito, CEO da operadora de turismo oceânico Ocean Safaris, que possui sede na Califórnia. O momento foi capturado durante uma expedição de sua empresa ao Golfo da Califórnia em abril de 2023. Enquanto estavam na água, Moskito notou a presença de um tubarão-baleia e nadou para perto.

O mergulhador chegou a estar a cerca de 1,8 metro acima do incrível animal quando notou que um grupo de orcas se aproximou. Em entrevista à Live Science, Moskito falou sobre essa experiência. “As baleias assassinas começam a chegar e depois eu sei que elas começaram a morder o tubarão profundamente”, destacou. 

E engana-se quem pensa que os tubarões-baleias são animais inofensivos. Na realidade, essa é uma das maiores espécies de tubarão existentes na Terra, podendo crescer até 18 metros de comprimento. Por esse motivo, adultos saudáveis quase não possuem predadores naturais. No entanto, é sabido que filhotes e indivíduos previamente feridos se tornam presas fáceis para tubarões-tigre e orcas.

Imagens inéditas

(Fonte: James Moskito/Ocean Safaris)(Fonte: James Moskito/Ocean Safaris)

Embora orcas já tenham sido filmadas previamente atacando filhotes de tubarões-baleia, acredita-se que a filmagem de Moskito seja o primeiro vídeo conhecido desses mamíferos atacando um tubarão-baleia adulto. Segundo pesquisadores, a presa em questão parecia ter cerca de 8,2 metros de comprimento.

“O ataque acabou em questão de segundos. As orcas vieram, morderam a barriga do tubarão, devoraram seu fígado e então ele simplesmente caiu no mar sem nenhum movimento”, descreveu Moskito. Segundo ele, após esse encontro, ele e outros passageiros a bordo do navio viram as orcas atacarem e matarem um segundo tubarão-baleia.

Em sua fala, Moskito chegou a dizer que um grande macho orca adulto conhecido como Montezuma estava potencialmente envolvido em ambos os ataques. “Ele é uma baleia assassina na região e desta vez estava andando com um grupo diferente”, afirmou. 

Os fígados de tubarão são um alimento altamente nutritivo, cheios de gorduras e óleos, o que explica bem a movimentação das orcas em busca pelo órgão. Como o fígado é um órgão grande e flutuante nos tubarões, eles flutuam para a superfície da água quando um deles é morto. Dessa forma, acaba sendo fácil para as orcas localizá-los e acessá-los — ajudando na sobrevivência da espécie.