Zoológico na China nega que urso seja pessoa vestida como o animal

Zoológico na China nega que urso seja pessoa vestida como o animal

Um zoológico localizado em Hangzhou, cidade localizada no leste da China, está sofrendo uma acusação bem bizarra. Depois que um vídeo viralizou, o lugar foi criticado por supostamente exibir uma pessoa se passando por urso.

A polêmica começou porque, no vídeo, o urso aparece em pé, sobre suas patas traseiras, com um excesso de pele flácida em torno do traseiro — o que sugeriu a muitos internautas que poderia ser um funcionário vestindo uma fantasia.

A controvérsia do urso

O urso, na verdade, é uma ursa da raça malaia (também conhecida como “urso-do-sol”) chamada Angela. No vídeo, ela aparece exibindo alguns maneirismos entendidos como “humanos”, o que motivou muita gente a acusar o zoológico de fraude. 

Para se defender da acusação, o estabelecimento achou uma solução divertida: publicou uma declaração como se tivesse sido escrita pela própria ursa. No texto, ela diz: “Quando se trata de ursos, a primeira coisa que vem à mente é uma figura enorme e um poder incrível… Nós, ursos malaios, somos pequenos, o menor urso do mundo”.

Por fim, Angela conclui: “anteriormente, alguns turistas pensavam que eu era muito pequena para ser uma ursa. Tenho que enfatizar novamente: sou uma ursa-malaia! Não um urso-preto! Não um cachorro! Sou uma ursa-do-sol!”.

Além disso, um funcionário do zoológico declarou que, devido ao calor extremo da China, dificilmente um humano conseguiria ficar ao ar livre com uma fantasia daquelas sem desmaiar.

Outros casos

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Contudo, vale dizer que o não fundamento dessa acusação não significa que situações desse tipo nunca tenham ocorrido em zoológicos pelo mundo. Em 2013, por exemplo, outro zoológico na China recebeu muitas denúncias por apresentar cachorros “disfarçados” como se fossem leões e ratos como se fossem répteis exóticos. Ao invés dos leões (que haviam sido enviados para outro local para poderem procriar), eram exibidos ao público cães mastins tibetanos.

O caso do zoológico de Hangzhou é interessante porque expõe uma particularidade deste tipo de urso não muito conhecido das pessoas. Em entrevista ao The Washington Post, o biólogo Wong Siew Te afirmou que esta confusão é comum com o urso-do-sol, pois ele é relativamente mais baixo que outras raças e tem facilidade em se locomover sobre as duas patas traseiras. 

Os ursos adultos costumam medir cerca de 1,20 a 1,50 m e pesar entre 27 e 80 kg — um valor bem menor em relação a outros tipos desse animal. Além disso, sua pele “solta” acaba servindo de proteção contra predadores, que têm maior dificuldade para capturá-los. 

Vale também dizer que o urso-malaio é uma espécie considerada vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), por conta do desmatamento em larga escala que acomete o sudeste asiático.

De toda forma, toda a polêmica trouxe bons resultados ao zoológico de Hangzhou: a frequência de visitantes no local aumentou em 30% desde que a discussão em torno do vídeo veio à tona.