Qual é a diferença entre ovos brancos e vermelhos?

Qual é a diferença entre ovos brancos e vermelhos?

Poucos ingredientes da cozinha são tão nutritivos e polivalentes quanto o ovo de galinha. Afinal, independente se você está atrás de uma receita doce ou salgada, esse é o tipo de alimento que se encaixa perfeitamente em todos os lugares. Porém, mesmo sendo uma comida tão comum no dia a dia, muitas pessoas ao redor do mundo ainda possuem dúvidas a respeito dos ovos. 

A mais comum entre elas costuma estar relacionada a sua cor. Afinal, por que alguns ovos de galinha são vermelhos e outros são brancos? Existe uma diferença entre as colorações que não seja estética? Um desses ovos é mais nutritivo do que o outro? Para responder esses questionamentos, nós fomos atrás de respostas. Conheça mais sobre esse assunto nos próximos parágrafos!

Diferenças de coloração

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

O fato de alguns ovos serem brancos e outros vermelhos está diretamente relacionado à raça da galinha que bota os ovos. Dessa forma, podemos aprender que galinhas com penugem clara costumam botar ovos brancos, enquanto aquelas com penas marrons colocam os ovos chamados de “vermelhos”,

No entanto, a cor das penas do animal não é uma regra para qual tipo de ovo ela colocará. Ainda que uma relação possa existir nesses casos, a espécie Araucana, por exemplo, chega a colocar ovos na tonalidade azul — mesmo que não apresentem penas na mesma coloração.

Dessa forma, o fator biológico de cada espécie é o que afeta mais essa matemática. É também possível que você tenha escutado por aí que os ovos vermelhos são sempre caipiras, mas qual a verdade por trás dessa frase? O termo “ovos caipiras” faz referência às galinhas criadas livres de gaiolas e que têm mais espaço para circular. Logo, é completamente possível encontrar ovos caipiras de todas as cores e não apenas vermelhos.

Características de cada ovo

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Se você chegou até aqui no artigo, provavelmente continua tentando entender quais as reais diferenças entre as diferentes colorações de ovos. Afinal, isso afeta os hábitos que você deveria ter no mercado? Na hora das compras, você encontrará diversos tipos de ovos diferentes e que variam em diversos aspectos. Contudo, as diferenças não são tão drásticas assim quando o assunto é cor.

Alguns estudos chegam a dizer que os ovos brancos têm levemente menos nutrientes do que os demais, porém nada que seja muito significativo e sentido na sua saúde. Em geral, os ovos de galinha carregam bons níveis de cálcio, ferro, magnésio e colesterol. Normalmente, o ovo vermelho tende a ser mais caro que o branco porque as galinhas que os botam precisam de mais cuidados com a alimentação por serem maiores — mas as diferenças param por aí. 

Nesse cenário, o que você deve mesmo priorizar são marcas reconhecidas no mercado e que tenham um histórico positivo. Procure por selos de qualidade e tente entender quais dessas marcas são reconhecidas por serem éticas e com produtos de maior qualidade.